Como acentuar em português no Mac

Macworld Online
03/07/2008 - 15h22 - Atualizada em 03/07/2008 - 15h24
Layout de teclado e atalhos ajudam a driblar problema com o idioma no Leopard.

Notícias Relacionadas

Donos de novos Macs no Brasil percebem um pequeno problema ao tirar seus computadores novos da caixa: o teclado não tem velhos conhecidos do mundo Windows, como "ç", e ao começar a digitar, os acentos tradicionais não estão lá. Calma, é fácil e rápido resolver isso - e existem dois modos para fazer isso.

A primeira solução é baixar um layout de teclado internacional para uso no Mac. Desenvolvido por Rainer Brockerhoff, o layout USInternational tenta tornar o teclado do Mac o mais perto possível do que é um teclado no Windows. Baixe o arquivo do USInternational no site de Rainer, descompacte o arquivo e abra a pasta que aparece na sua Mesa.

Vá ao menu Ir | Computador | Biblioteca. Copie o layout de teclado USInternational para a pasta Keyboard Layouts e faça logout do seu usuário (ou reinicie a máquina) para o sistema reconhecer o novo layout.

Depois, vá às Preferências de Sistema e selecione Internacional. Na opção Menu de entrada, procure por U.S. - International (deve aparecer quase no fim da lista). Clique nele e, na caixa abaixo, escolha "Mostrar o menu de entrada na barra de menus". Feche o Internacional e você irá perceber que apareceu uma bandeirinha no topo da tela - é o layout de teclado (por padrão, o layout EUA é o definido. Abaixo dele está o U.S. - International - selecione-o e a acentuação nos aplicativos irá funcionar de modo parecido com um PC.

Existe outro modo de acentuar no Mac sem precisar trocar o layout de teclado do sistema. Basta seguir teclas de atalho que formam os acentos. Pode ser confuso para a maioria dos usuários novos, mas com algum tempo de prática você irá trocar os acentos ao usar um PC. Veja a tabela abaixo (imprima, recorte e cole uma cópia dela e cole próximo ao seu teclado) para entender os atalhos:

Atalhos de teclado no Mac



Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil