Controle um Mac remotamente a partir de um PC (e vice-versa)

Macworld/EUA
01 de abril de 2010 às 07h00
Saiba como comandar um computador com Windows com o uso de uma máquina da Apple ou um Mac via micro com sistema da Microsoft

Notícias Relacionadas

Ver o que está na tela de outro computadorou mesmo assumir o controle remoto da máquina pode ser superprático para solucionar problemas, buscar  documentos ou mesmo executar um programa incompatível com o sistema local.

Da mesma forma que acontece com o compartilhamento de arquivos, acessar remotamente um Mac a partir de outro Mac é relativamente simples. As ferramentas estão dentro do Mac OS X e o compartilhamento de telas pode ser feito diretamente no painel de Compartilhamento, nas Preferências do Sistema.

Mas o compartilhamento de tela entre um computador com Windows e outro com Mac é um pouco mais complicado e exige a instalação de softwares de terceiros. O maior problema: os Macs não podem compartilhar telas com o sistema operacional Windows 7 Home Premium.

Compartilhar a tela do Mac
Para que um PC consiga acesso à tela do Mac, será necessário instalar um software cliente de VNC no Windows. Existem vários programas livres que você pode escolher, incluindo o TightVNC.

Depois de baixar e instalar o cliente de VNC no seu PC, volte para o Mac e abra as Preferências do Sistema. Abra o painel Compartilhamento e marque a caixa Compartilhamento de Tela.

O Compartilhamento de Tela agora estará habilitado para todos os usuários administradores do Mac com senha. Para habilitar o recurso a outros usuários do Mac, certifique-se que a opção Compartilhamento de Tela esteja ativada e clique em Configurações do Computador. Marque as caixas "Todos podem solicitar permissão para controlar a tela" e, se você desejar, "Visualizadores VNC controla a tela com a senha:". Digite uma senha e clique em Ok.

Volte ao painel Compartilhamento e você verá, abaixo da área Compartilhamento de Tela, um endereço IP parecido com vnc:// endereço_ip. Anote esse endereço.

147070-share-mac-screen_original.jpg

Depois de instalar o cliente VNC no Windows, podemos controlar programas exclusivos para Mac como o iCal, por exemplo

Volte ao PC e insira o IP fornecido pelo Mac (mas sem o vnc:// na frente). Se ocorrer problemas de conexão, verifique as opções de codificação do software cliente VNC. Se elas estiverem configuradas para ZRLE, mude para Hextile. No TightVNC, essa configuração pode ser encontrada na tela do VNC Viewer. Clique no botão Opções e, em seguida, selecione uma codificação diferente.

Compartilhar a tela do PC
Para controlar remotamente um computador com Windows, será necessário instalar gratuitamente o programa Microsoft Remote Desktop Connection Client for Mac no seu Mac.

Infelizmente, o RDC não funciona com o Windows 7 Home Premium (Professional, Ultimate e Enterprise funcionam).

Windows XP
Abra o Painel de Controle (no modo de exibição clássico), dê um duplo clique no ícone Sistema e abra a guia Remoto. Marque a caixa “Permitir o envio de convites de assistência remota deste computador”.

Se você estiver conectado como administrador, e utiliza uma senha, clique no botão Aplicar. Se não, clique no botão “Selecionar usuários remotos” para adicionar novos usuários ou criar novas contas.

147070-share-remote-desktop_original.jpg

Basta inserir o IP do computador com Windows e usar o Mac para obter acesso remoto

Windows 7
Abra o Painel de Controle (exibição por categoria) e, em seguida, vá em Sistema e Segurança. Abaixo de Sistema, clique em Permitir acesso remoto. Na guia Remoto, das Propriedades do Sistema, selecione Permitir conexões de Assistência Remota neste computador.

Se você for o administrador do computador, clique no botão Aplicar. Se não, clique no botão “Selecionar usuários remotos” para especificar quais usuários poderão controlar o PC.

Volte para o Mac e abra o aplicativo Remote Desktop Connection. No campo Computador, digite o endereço IP ou nome do computador, e clique em Conectar. Insira o nome de usuário, senha e domínio (no XP, o domínio padrão é Workgroup, no Windows 7, use o nome do computador).

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil