4 dicas para aumentar sua produtividade no iPad

Macworld / EUA
21 de março de 2011 às 07h00
Como organizar seu dia com calendários, enumerar suas tarefas, fazer anotações rápidas e melhorar o teclado

Notícias Relacionadas

Se você já tem um iPad e está pensando em pular para a nova versão do tablet, provavelmente sabe o que esperar de um produto que irá “aumentar a produtividade da noite para o dia”. Como qualquer outro gadget, o iPad  é tão útil quanto seu usuário, e sua eficiência real só é aproveitada se o usuário adotar alguns apps e ferramentas que não estão incluídas no pacote da Apple. Separamos três downloads de produtividade excelentes e um acessório indispensável que podem ajudar a acelerar as tarefas diárias com facilidade e maior controle. 

Calendars
Particularmente para usuários do Google Calendar, mas também para aqueles que precisam de uma boa opção autônoma, o Readdle Calendars é um adicional mais do que necessário no pacote de produtividade tanto do iPad quanto do iPhone. Com muitas opções disponíveis (entre pagas e gratuitas), esse app de sete dólares é uma arma secreta na hora de se organizar. 

O Calendars sincroniza todos os calendários do Google para o iPad e mantém as etiquetas de cores para facilitar a navegação através de suas tarefas marcadas. E ele ainda permite arrastar e soltar compromissos para remarcá-los, e para adicionar um novo, basta tocar em uma data. Ao contrário do calendário do tablet da Apple, ele exibe uma visão anual, deixando mais fácil identificar quais dias estão livres e quais não. E, já no iPhone, exibe um layout semanal, não disponível no calendário do smartphone, além da possibilidade de sincronizar com o Google Tasks.

 

calendars01.jpg

Por causa da tela maior do iPad, o app permite a visualização anual do calendário

 Taska
Existes inúmeros aplicativos de “to-do” (organizadores de tarefas) na App Store, e a maioria deles faz muito pouco além de fazer listas em que os itens são riscados depois de completados. Por cinco dólares, o Taska não vai levar o usuário à falência, e ainda assim apresenta um conjunto elegante de ferramentas de gerenciamento de tarefas e projetos completos com contextos e uma caixa de entrada flexível para lidar com novas tarefas. Além disso, ele sincroniza com o Toodledo para acesso na nuvem. 

 

Clean Writer
O Clean Writer, app de 1 dólar, realmente cumpre a promessa de seu nome. É um aplicativo simples e com uma interface limpa para o usuário fazer anotações. Uma das melhores características é que ele permite conexão com o Dropbox, logo é possível redigir um texto ou uma ideia que tenha surgido de repente, sincronizar com a nuvem e, mais tarde, terminar o trabalho em outra máquina. 


Teclado Bluetooth
Um bom aplicativo para redigir textos ajuda muito a turbinar a produtividade. Contudo alguns usuários acham o teclado virtual do iPad funciona mesmo como um bloqueador, por conta de suas limitacões. Se é o seu caso, vale a pena investir em um teclado Bluetooth, com destaque para aquele oferecido pela Apple. Apesar de o preço muito salgado (229 reais), é conveniente levar o acessório na mochila, principalmente para as pessoas que viajam a trabalho, e costumam digitar textos durante o percurso.

 

zaggmate01.jpg

Além de funcionar como teclado, o Zaggmate serve também como case

Porém é um tanto quanto incômodo ter que carregar dois dispositivos independentes – um tanto quanto paradoxal, na verdade, visto o ideal de portabilidade do iPad. Apesar de também não ser incluído na prateleira das pechinchas, o ZaggMate (100 dólares) é um combo que mistura um case com o teclado. Ao terminar o trabalho, a capa dobra, protegendo a tela aparelho, e acabando com o problema de transporte do dispositivo e seu teclado, pois o acessório adiciona pouco à espessura do aparelho quando ele e o iPad tornam-se um só.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil