Vai vender o Mac velho? Saiba como remover totalmente os seus dados

Macworld/EUA
14 de abril de 2011 às 07h00
Dicas ajudam a transferir seus dados para um computador novo, limpar o velho e zerar sua conta no iTunes

Notícias Relacionadas

Um leitor de Macworld vai vender seu equipamento e quer dicas sobre esse processo:

“Depois de comprar um novo MacBook, quero vender meu velho iBook. Como eu limpo os dados do antigo notebook ,depois de me certificar de que todos os dados foram movidos corretamente? Tenho os discos originais de instalação, mas isso não exigirá o estabelecimento de uma conta de usuário quando instalar o sistema operacional?

Quero que o computador não deixe qualquer rastro do meu uso, mas que esteja inicializável e pronto para ser usado por qualquer pessoa que o compre. Além disso, se fizer uma nova instalação, então precisarei rodar o combo de atualizações mais recente do Tiger. Mas como faço isso, sendo que acessar a Internet deve deixar rastros das minhas credenciais de configuração?”

Antes de chegar à instalação do sistema operacional, vamos voltar alguns passos para termos certeza de que você pensou em tudo que precisa fazer antes de colocar esse saudoso computador Mac à venda. As informações servem também para outros modelos.

A primeira coisa a fazer, obviamente, é tirar seus dados do iBook e passá-los para seu novo Mac. A maneira mais fácil de fazer isso é usando o Migration Assistant, que aparece quando o novo Mac é configurado. Para transferir dados entre dois Macs será necessária uma conexão FireWire (que exige um cabo FireWire 400 por 800 para acomodar a velha porta FireWire 400 no iBook e a porta FireWire 800 no MacBook) ou uma conexão de rede. Mas a FireWire será mais rápida.

Se você já usou seu iBook para comprar conteúdo na iTunes Store, certifique-se de abrir o iTunes nele e escolher a opção Desautorizar Esse Computador no menu da loja da Apple. Dessa maneira, você não perde uma das cinco autorizações permitidas pela “maçã” ao limpar o disco do seu velho Mac.

iBook_azul

Leitor quer "limpar" seu iBook antes de vendê-lo

Uma vez que seus dados estiverem abrigados no seu novo Mac e sua conta do iTunes for “zerada”, limpe o drive do iBook ao inserir seu disco original de instalação, dê o boot a partir dele (reinicie e segure a tecla C apertada), e escolha a opção Disk Utility no menu Installer. No Disk Utility, selecione a aba Erase e no painel resultante clique no botão Security Options.

Na janela que será aberta, você tem a opção de limpar os dados do seu disco de várias maneiras, incluindo o Zero Out Data, a 7-Pass Erase e a 35-Pass Erade. A segunda opção certamente limpará seu disco, mas se você está muito, muito preocupado com isso, escolha o 35-Pass Erase e espere um bom tempo para o Disk Utility apagar completamente a unidade (quanto mais “passes”, mais tempo demora a operação.)

Quando o Disk Utility terminar de limpar os dados do seu disco, rode o Installer para inserir uma cópia "limpa" do OS X. Quando o Mac fizer o reboot e te pedir para configurá-lo, apenas aperte Command+Q para sair da instalação. Isso assegura que você não deixe rastro no iBook e que o novo dono do produto possa configurá-lo ao seu próprio gosto. E você não precisa se preocupar em instalar as atualizações mais recentes do sistema operacional no iBook. Após o novo dono configurar a máquina, o Software Update vai aparecer e informá-lo sobre as atualizações disponíveis.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil