Saiba como formatar um disco rígido para o Mac

Macworld / EUA
21 de abril de 2011 às 08h30
Com o uso da ferramenta Disk Utility, que vem gratuitamente no sistema Mac OS, é possível utilizar, por exemplo, uma unidade que rodava Windows

Notícias Relacionadas

Quando você formata um disco rígido (HD), está configurando a unidade para que ela possa ler e gravar dados em seu computador. Não é uma tarefa realizada com muita frequência, já que quando você compra um novo disco rígido, ele normalmente já vem pré-formatado – então tudo que é preciso fazer é conectá-lo ao seu Mac.

Mas pode acontecer de você precisar formatar um disco rígido qualquer dia desses. Por exemplo, se comprou um HD que não era especificamente feito para Macs, ele provavelmente estará formatado para máquinas com Windows. Reformatar o disco também pode ajudar a melhorar o desempenho e é algo necessário se você quiser usar o drive com o Time Machine. Outro exemplo: você comprou um novo Mac e está doando/vendendo seu Mac antigo. Formatar apaga os dados.

Por tudo isso, esta reportagem irá te mostrar como formatar um disco rígido, com o uso do Disk Utility, um aplicativo útil que já vem instalado em qualquer Mac. O processo é fácil e leva apenas alguns minutos. As dicas a seguir foram feitas a partir de um equipamento com Mac OS X 10.6.7 e devem funcionar de maneira parecida com versões mais antigas do sistema da "maçã".

Passo 1 - Conheça o Disk Utility

Essa ferramenta pode ser encontrada em Applications, Utilities. A coluna esquerda lista os aparelhos de armazenamento do Mac. E abaixo de cada drive são mostradas as suas respectivas partições. Por exemplo, na imagem abaixo o primeiro disco listado (320.07 Hitachi) é a unidade interna de um MacBook Pro. Em seguida, aparece a partição que está no disco interno, chamada Macintosh. O segundo disco listado (1.04GB Generic Flash Disk) é um flash  drive com uma única partição chamada 1GB USB. E o último aparelho listado é o disco óptico interno.

Há um conjunto de abas ao longo da parte superior direita do Disk Utility. Para formatar um disco (ou  uma partição), o primeiro passo é selecioná-lo na coluna da esquerda e clicar na aba Erase – mas ainda não clique no botão Erase na parte mais baixa da interface.

O Disk Utility não consegue formatar o HD que está sendo usado como o disco de inicialização, que é geralmente o HD interno do Mac. Se quiser formatar a unidade de início (o que apagará todos os dados, incluindo o sistema), será preciso usar um disco diferente como o “startup disk” ou inicializar o sistema usando a mídia  de instalação do Mac OS X .

formatarhdmac01.jpg

No exemplo, partição Macintosh está dentro do disco Hitachi

 

Passo 2 - Selecione um formato

Na coluna da esquerda, escolha o disco que quer formatar (neste exemplo, é o  Generic Flash Disk de é um 1.04 GB). Se você possui um disco particionado e quer formatar uma dessas partições, mas não o disco todo, selecione uma delas.

Clique no menu Format. Aparecerá então uma lista de seis formatos. Agora você precisa escolher um – mas qual ?

O Mac OS Extended é o formato especificamente para o Mac, e ele vem em duas versões principais: Mac OS Extended e Mac OS Extended (Journaled). A última opção mantém um registro de mudanças de disco, que é útil caso ele fique sem energia ou inesperadamente indisponível. Se estiver formatando um disco que será dedicado a um Mac, é recomendado usar essa versão. O Time Machine exige um disco ou partição em um HD formatado com Mac OS Extended (Journaled).

Há dois outros formatos Mac OS Extended disponíveis que oferecem sensibilidade para caracteres diferentes. Com eles, arquivos com o mesmo nome, mas diferentes tratamentos de caso (exemplo, diary.doc ou Diary.doc) são considerados dois arquivos separados e podem repousar no seu disco.

formatarhdmac02.jpg

A opção Mac OS Extended (Journaled) é recomendada para formatar um disco dedicado a um Mac

Se estiver formatando um HD que queira usar no Mac e no Windows (como um HD portátil ou um flash drive), considere usar MS-DOS (FAT) ou ExFAT. O primeiro possui algumas limitações (como um limite de tamanho de 4 GB), enquanto o ExFat exige que um Mac esteja rodando o sistema 10.6.5 ou mais recente.

Selecione um formato e nomeie o disco.

Passo 3 - Opções de segurança

Clique no botão Security Options. Aqui, você determina como apagar os dados que estão no disco atualmente. A Apple fornece explicações rápidas sobre cada método.

Selecione um deles na lista e será preciso mais tempo para formatar o disco – em alguns casos, isso pode levar muitas, muitas horas. Por exemplo, com a opção Don´t Erase Data, formatar um disco flash de 1 GB desse exemplo é quase um processo instantâneo. Já formatar utilizando a opção 35-Pass Erade, leva cerca de duas horas.

Selecione uma opção com a qual esteja confortável e clique em OK.

formatarhdmac03.jpg

 Sistema oferece algumas opções ao usuário para apagar dados do disco com segurança

Passo 4 - Apagar

Esse próximo passo vai realmente formatar seu disco. Revise suas configuração e certifique-se de que são as que você quer.

Clique no botão Erase na parte mais baixa da interface do Disk Utility. Uma caixa de confirmação aparecerá. Quando estiver certo de que quer proceder, clique em Erase. Agora é só esperar. É possível visualizar o progresso na parte inferior direita.

formatarhdmac04.jpg

 Formatar o disco para seu Mac é um processo simples

Passo 5 - Feito

Após o Disk Utility ter formatado o disco, ele automaticamente ajusta-o ao seu desktop. Não é exibido nenhum alerta do software. Se você possui um HD com múltiplas partições, cada uma delas vai aparecer no seu desktop com ícones de disco. Agora você pode usar a unidade como faria de modo normal.

formatarhdmac05.jpg

 O Disk Utility ajusta o disco formatado automaticamente em seu desktop

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil