O que fazer quando a atualização do iOS dá pau e o iPhone não liga

Macworld/EUA
14 de março de 2012 às 07h00
Falta de bateria ou queda de energia podem interromper o update, deixando o sistema instável; veja como fazer o celular voltar a funcionar

Notícias Relacionadas

O leitor Jared Murray foi atualizar seu dispositivo iOS e, no meio do caminho, algo deu errado e não foi possível terminar a instalação. Ele escreveu:

Tenho um iPhone e instalei a última versão do iOS 5. Entretanto, fiz isso sem colocar o aparelho na tomada, sem pensar que isso poderia ser uma má ideia. Agora meu celular não liga a não ser que eu o conecte a um computador (há um ícone pedindo para eu fazer isso), e o problema é que fico muito tempo longe da minha máquina. Existe uma maneira de ligar o iPhone sem a ajuda do Mac? 

Seu celular provavelmente ficou sem bateria durante o update, o que acabou deixando uma instalação incompleta dentro dele, causando essa confusão no aparelho. Por isso, é sempre recomendável conectar o dispositivo iOS a uma fonte de energia ao atualizar o sistema operacional. 

O melhor a se fazer em uma situação dessa é começar tudo do zero. Plugue o iPhone no computador, como você faz normalmente para sincronizar o aparelho, abra o iTunes e selecione seu celular no painel à esquerda. Na aba Resumo, clique no botão restaurar e, caso a cópia do iOS 5.1 não esteja no computador, o iTunes irá baixar automaticamente. Depois que o download terminar, o player irá fazer a instalação do sistema operacional e você poderá restaurar do seu backup logo em seguida. 

Mas vamos dizer que seu iPhone não apareça na lista de Dispositivos do iTunes. Nesse caso, é preciso colocar o aparelho em modo de Restauração; para fazer isso, siga esses passos:

1. Tire o cabo do iPhone, deixando o fio ligado apenas ao computador.
2. Desligue o celular ao pressionar o botão Sleep (em cima) e deslize a seta “desligar”, que aparece no topo da tela. 
3. Espere o iPhone desligar completamente e, em seguida, plugue o cabo novamente no smartphone e segure o botão Home.
4. Continue segurando até que surja uma tela dizendo para se conectar ao iTunes (similiar à imagem abaixo) e, em seguida, solte o botão Home
5. No iTunes, surgirá uma mensagem afirmando que o programa detectou um iPhone em modo de recuperação. Escolha OK e vá em Restaurar. 

 

conecteitunes01.jpg

Tela costuma assustar os usuários que corromperam a instalação do SO

Se você estiver nessa situação e longe do seu computador , você pode fazer isso em qualquer outra máquina (Mac ou PC) sem problemas. Você não terá um backup para restaurar, porém o celular irá funcionar normalmente – uma opção, no entanto, é fazer uma restauração do iCloud, caso o usuário tenha uma cópia de segurança na nuvem. Caso não haja como fazer o download, basta chegar em casa e sincronizar com o seu computador para ter seus apps e dados de volta. 

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil