Saiba como apagar totalmente seus arquivos no Mac

Macworld / EUA
29 de março de 2012 às 07h00
Dica simples ensina como se livrar de vez dos documentos que você não quer mais ver pela frente; por padrão, arquivos são excluídos de diretório da máquina, mas não do HD

Notícias Relacionadas

O leitor Steve Carter escreveu dizendo que gostaria que seus arquivos apagados realmente sumissem do seu Mac:

“Como você apaga um arquivo completamente e para sempre? Pensei que o original ainda continuasse no HD (disco rígido) até ser sobrescrito. E há uma maneira de voltar e apagar permanentemente arquivos anteriormente excluídos?”

Vamos começar pelo básico. Quando você joga um arquivo no Lixo (Trash) e então esvazia-o, o arquivo não foi realmente embora. Ele é simplesmente removido do diretório de arquivos do seu Mac. Com as ferramentas de recuperação corretas (como o Data Rescue 3, que custa 99 dólares, por exemplo) você pode recuperá-los desde que não adicionado outros arquivos ao seu Mac que tenham sobrescrito a porção do disco que o arquivo em questão ocupava.

Para apagar um arquivo para que ele fique irrecuperável para todos, com exceção de quem vive disso (recuperar arquivos), jogue o arquivo no Lixo e escolha Finder -> Secure Empty Trash. Quando você faz isso, não apenas o arquivo é removido do diretório do Mac, mas o espaço do HD é sobrescrito com “lixo”.

Apesar de você não poder voltar atrás e selecionar arquivos apagados específicos para uma exclusão do tipo “não, de verdade, eu quero que você realmente suma”, é possível apagar o espaço “gratuito” no disco rígido do seu Mac. Essa opção faz uma busca por todas as áreas do disco marcadas como disponíveis para novos dados e sobrescreve-as com lixo.

Para fazer isso, abra o Disk Utility/Utilitário de Disco (/Applications/Utilities – Aplicativos/Utilitários), selecione o drive com o qual quer trabalhar, clique na aba Apagar (Erase), e clique em Apagar Espaço Livre (Erase Free Space). Então irá aparecer uma planilha que te oferece níveis diferentes de exclusões. Com o Mac OS Snow Leopard, essa planilha oferece opções como Zero Out Deleted Files, 7-Pass Erase of Deleted Files, e 35-Pass Erase of Deleted Files. No mais recente Lion, você verá um deslizador (slider) que oferece essencialmente as mesmas opções.

O padrão, Zero Out Deleted Files, escreve zeros sobre o espaço gratuito do disco. É uma opção adequada para a maior parte das pessoas. Você pode também pode escolher uma das outras opções com a noção de que enquanto eles sobrescrevem seus dados completamente, demoram muito tempo para fazer isso.

E é bom lembrar de fazer um backup sólido dos seus dados antes desses procedimentos. Nunca tivemos problemas por aqui, mas caso ocorra um erro inesperado, você não vai querer ficar olhando com cara de paisagem para um HD sem nenhum arquivo.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil