Saiba como resolver problemas com compras e bibliotecas no iTunes

Macworld / EUA
22 de novembro de 2012 às 07h00
Dicas simples indicam soluções para autorizar conteúdos de contas diferentes em um computador, além de dividir bibliotecas para "aliviar" software

Notícias Relacionadas

Na dica especial sobre iTunes dessa semana, damos uma olhada em problemas de autorização na iTunes Store, uma pergunta sobre as capas dos álbuns, e como dividir sua biblioteca musical no ITunes.

P: Frequentemente recebo uma mensagem de erro ao sincronizar o iPad da minha mulher com o meu Mac, dizendo que alguns itens não foram copiados, porque não estou “autorizado para eles nesse computador”. Como posso resolver isso?

Você provavelmente tem conteúdos da iTunes Store que tem origem em duas contas de usuário diferentes. Para o seu Mac autorizar que esse conteúdo seja copiado para aparelhos iOS, você pode fazer uma das duas coisas a seguir. A primeira maneira é encontrar um dos itens – música ou vídeo – e dar um clique duplo para iniciar a reprodução. O iTunes vai exibir uma caixa de diálogo pedindo para que você autorize o computador. (Vale notar que apenas vídeos ou músicas mais antigas com DRM da iTunes Store vão pedir autorização.)

A segunda maneira é escolher Loja -> Autorizar esse Computador (Store -> Authorize This Computer). Digite a Apple ID conectada com a conta para os itens que não estão sendo copiados, depois a senha, e clique em Autorizar.

dicaitunes11201201.png

Se isso não funcionar, pode haver um problema entre seu Mac e os servidores de autorização da Apple. Você pode tentar desautorizar todos os seus aparelho ao acessar a iTunes Store, clicar em Conta (Account) em Links Rápidos (Quick Links), depois fazer login com sua Apple ID e senha. Na seção Sumário (Summary) da Apple ID, na tela da sua conta, busque por Autorizações de Computador (Computer Authorizations), e clique em Desautorizar Todos (Deauthorize All). Você terá de reautorizar individualmente seus computadores ao reproduzir qualquer item, como mencionado acima (Mas tenha em mente que você só pode usar a opção Desautorizar Todos uma vez por ano).

P: Há uma maneira de ter a arte para um álbum com capas diferentes para cada faixa? Por exemplo, tenho uma compilação de músicas dos anos 1980, sendo que cada uma possui sua própria arte. Gostaria de ver a arte geral para o disco quando estiver na visualização Cover Flow, mas a arte individual para cada música enquanto ela é reproduzida. Isso é possível?

Não, você não pode fazer isso que está perguntando. O iTunes exibe a capa da primeira faixa do disco quando está mostrando o álbum, como nas visualizações Grid View ou Cover Flow. No entanto, é possível colar capas para cada música que serão exibidas, digamos, em um iPhone ou iPad quanto estiver ouvindo as faixas. Mas se as suas músicas estiverem em uma playlist, a arte para cada faixa específica será mostra em qualquer tipo de visualização.

P: Atualmente tenho mais de 55 mil músicas na minha biblioteca do iTunes, e o iTunes ficou um pouco lento. Gostaria de criar uma ou mais bibliotecas e transferir grandes porções da minha biblioteca principal para elas. É possível criar uma nova biblioteca e exportar para ela um volume de faixas da minha biblioteca já existente?

Sim, você pode fazer isso. Antes de qualquer coisa, no entanto, certifique-se de possuir backups (cópias de segurança) dos seus arquivos de músicas, caso algo saia errado.

Para criar uma nova biblioteca, saia do iTunes se ele estiver aberto, então abra-o novamente enquanto segura apertada a tecla Option. O iTunes vai exibir a caixa de diálogo Escolha a Biblioteca do iTunes (Choose iTunes Library). Clique em Criar Biblioteca (Create Library), e escolhe um nome e local para os arquivos da biblioteca. Quando quiser mudar de biblioteca, abra o iTunes da mesma maneira e clique em Escolher Biblioteca (Choose Library) para selecionar qual biblioteca quer carregar.

dicaitunes11201202.png

Volte para a sua biblioteca principal e crie uma nova playlist. Arraste todas as músicas que quer mover para a nova biblioteca nessa playlist. Quando tiver feito isso, escolha Arquivo -> Biblioteca -> Exportar Playlist (File -> Library -> Export Playlist). Essa playlist terá todas as informações sobre suas músicas que não estão nas tags (classificações, contagem de reproduções, datas das últimas reproduções, e por aí vai).

Crie uma nova pasta em algum lugar, como seu desktop. Selecione todos os arquivos na lista de reprodução que acabou de criar e arraste-os para essa pasta; isso copiará os arquivos de música.

Feche o ITunes, abra-o segurando a tecla Option, e escolha a nova biblioteca que criou anteriormente. Arraste todos os arquivos de músicas que acabou de copiar para o iTunes, então importe a playlist (Arquivo -> Biblioteca -> Importar playlist), e você verá todas as músicas, e todos os metadados.

Por último, volte para a biblioteca original, selecione a playlist que criou, e aperta Option+Delete para apagar a lista de reprodução e as músicas da sua biblioteca.

Se preferir apenas mover determinados itens ou tipos de mídias para outro HD, também é possível dar uma olhada no aplicativo TuneSpan (15 dólares), da Random Applications.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil