Dica básica: o que fazer quando seu Mac não liga

Macworld / EUA
19 de fevereiro de 2013 às 07h00
Problema aparentemente complicado pode ter causas e soluções simples. Assistência técnica é opção em último caso.

Notícias Relacionadas

Uma das coisas mais assustadores que podem acontecer com o seu Mac, além de ele pegar fogo e/ou soltar fumaça na sua frente, é uma falha em ligar. Você aperta o botão de power e nada acontece – nenhum som de inicialização, nenhuma luz, nada. Caso isso aconteça, você pode verificar várias coisas antes de levar seu computador para a assistência técnica mais próxima – muitas vezes, esse problema aparentemente complicado pode ter uma solução simples.

Eletricidade

Primeiramente, certifique-se de que seu Mac está recebendo energia. Para isso, você pode precisar seguir o curso do fluxo de eletricidade de máquina. Veja se o cabo de força do computador está firmemente conectado ao computador e à tomada. Caso esteja ligado a um filtro de linha ou estabilizador, tenha certeza de que estão ligados na tomada e com o botão On acionado. Se estiver passando por um protetor de raios, veja se eles estão funcionando – podem ter sido desligados por acidente.

Você pode confirmar que uma tomada está boa ao testar outro aparelho nela, como um abajur (se não funcionar, verifique seus fusíveis ou adjuntor). Caso a tomada e todas as conexões dos cabos estejam bem, certifique-se de que o fio não tem nenhum tipo de dano; um rasgo ou algo do tipo pode ser o culpado pelo problema.

Periféricos problemáticos e botões quebrados

Uma vez que tiver certeza que o “caminho da energia” está funcionando, é hora de verificar o próprio Mac. Desconecte tudo o que puder – não o cabo de força, obviamente, ou seu mouse e teclado, se eles tiverem fios, e seu monitor, se ele não for embutido, mas todo o restante e tente pressionar o botão power novamente. Caso seu Mac então ligue normalmente, você vai saber que um dos acessórios era a causa do bug.

Se mesmo assim seu Mac não ligar, vale a pena tentar reiniciar o SMS (System Management Controller) do seu Mac, um chip que gerencia uma variedade de funções de hardware – incluindo a operação do botão power. O processo é por sua conta e risco e as instruções variam de acordo com cada Mac; mais detalhes podem ser vistos nessa seção do site da Apple.

Bateria

Se você possui um MacBook, a bateria dele deveria continuar funcionando na maioria das quedas de energia (de qualquer causa), por isso você não deve perceber que tem um problema relacionado a energia até que a bateria acabe, quando seu Mac pode simplesmente parecer estar “morto”. 

Por isso, teste todas as dicas acima, mas também verifique seu adaptador de energia. Caso possua um cabo AC ligado ao adaptador (em vez de um plug ligado diretamente na parede), certifique-se de que esse cabo está corretamente conectado. Se tiver acesso a outro adaptador AC, mude para ele rapidamente – isso vai te dizer se o adaptador original está com problemas ou se é algum problema com o seu próprio Mac.

Quando é hora de consultar os profissionais

Ainda sem sorte? Nessa caso, é hora de buscar ajuda profissional. Já vimos Macs não ligarem por motivos variados, como componentes de placa com problemas e fontes de energias danificadas, mas aí é preciso uma intervenção mais forte. Por isso, busca uma assistência técnica e/ou de sua confiança deve resolver a questão.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil