8 maneiras para esconder arquivos ou pastas no seu Mac

Macworld / EUA
18 de março de 2013 às 07h00
Lista traz modos diferentes para você proteger determinados documentos quando achar necessário.

Notícias Relacionadas

Existem muitas razões para você querer esconder alguns arquivos ou pastas no seu Mac. Talvez carregue um MacBook por aí e quer ter um cuidado a mais. Talvez compartilhe uma conta com outras pessoas e precise manter algumas coisas privadas. Qualquer que seja a razão, confira abaixo oito maneira para fazer isso no OS X.

1- Habilite o FileVault

Essa é provavelmente a maneira mais simples de fazer isso. Vá em Preferências de Sistema (System Preferences), acesso painel Segurança & Privacidade (Security & Privacy) e habilite o FileVault. Isso vai encriptar todo o seu HD, assim alguém precisaria da sua senha para acessar os conteúdos.

2- Esconda-os na Biblioteca

Presumindo que sua pasta /Biblioteca (/Library) está escondida (padrão no Mountain Lion), segure apertada a tecla Option  enquanto abre o menu Go do Finder. Navegue até a pasta Bilbioteca, então crie uma nova pasta lá ou apenas arraste os arquivos ou pastas que quiser esconder neste local.

esconderarquivosmac01.jpg

3- Coloque-os na conta de outro usuário

Crie um novo usuários no painel Usuários & Grupos (User & Groups), nas Preferências de Sistema, e então coloque os arquivos e pastas que quiser esconder nesta conta.

4- Esconda o arquivo/pasta 1

No terminal, digite “chflags hidden” e então arraste uma pasta ou arquivo que quer esconder para a janela do Terminal. Você ainda pode acessar essas pastas e arquivos escondidos ao abrir a caixa de díaogo Go To Folder/Ir até Pasta (Command+Shift+G) e digite seus “caminhos” completos. Para fazê-los ficarem visíveis novamente, volte ao Terminal e digite “chflags nohidden” seguido pelo caminho do arquivo ou pasta.

5- Esconda arquivo/pasta 2

Novamente no Terminal, digite “mv filename .filename”. Isso move a pasta original para uma com um ponto no início do nome; por padrão, as pastas com pontos no início dos seus nomes ficam escondidas no OS X. Você também pode digitar “mkdir .hiddenfolder” para criar uma nova pasta escondida. Em ambos os casos, você pode ter acesso a pasta escondida usando a opção Go To Folder.

mountainlion_43501.jpg

6- Troque a “identidade”

Use nomes aparentemente inocentes e bobos como “Vídeos de gatos – Janeiro de 2012 – LOL”, em vez de algo mais intrigante ou que possa provocar a curiosidade.

7- Mude o atributo de visibilidade para “invisível”

Se tiver o Apple Developer Tools instalado, vá em Terminal e digite “setfile -a V” seguido pelo nome do arquivo ou pasta. Isso define o atributo de visibilidade para invisível; você pode desfazer isso ao repetir o comando com um “v” em vez de “V”.

8- Use um aplicativo de terceiros para isso

Tente o Secret Folder, do Apimac, ou o Hide Folders, do Altomac. 

O que acharam dessas dicas? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil