Especial: 10 dicas para fazer fotos melhores com o seu iPhone

Lauren Crabbe
26 de dezembro de 2014 às 09h00
Sozinhos, os smartphones da Apple já são excelentes câmeras, mas com estas dicas suas imagens ficarão ainda mais impressionantes.

O principal desafio ao fotografar com um iPhone é conseguir ótimas fotos com um aparelho que foi principalmente projetado para conversar. Mas se você tiver estas dicas em mente, poderá fazer algumas imagens excelentes.

Leia também
Conheça as regras de composição fotográfica 

1. Saia na frente

É uma boa idéia se acostumar a acessar a câmera do iPhone diretamente a partir da Lock Screen: basta pressionar o botão Home e deslizar o ícone da câmera para cima. Assim você pode começar a fotografar sem ter de digitar uma senha ou se autenticar com o Touch ID.

FotoiPhone_Dock-580px

Outra forma de garantir que você estará sempre pronto para uma foto é colocar o ícone do app da câmera em sua primeira tela, ou mesmo na dock. E desde o iOS 7 é possível acessar rapidamente a câmera a partir do Centro de Controle, basta deslizar o dedo pra cima a partir do rodapé da tela. O ícone da câmera está no canto inferior direito.

2. Componha a foto com cuidado

Capturar uma boa foto não é apenas uma questão de conhecer os ajustes corretos da câmera. Você precisa compor as imagens como um profissional. Vá em Ajustes / Fotos e Câmera e ative a opção Grade para dividir a tela em uma grade de 3x3. Use a “regra dos terços” para colocar o assunto principal da imagem na intersecção das linhas, em vez de no meio da tela.

FotoiPhone_Obturador-580px
Use a grade para ajudar a compor a cena

Tome o cuidado de manter a câmera nivelada: nada arruina uma foto como um horizonte inclinado. E fique de olho no fundo para que nenhum objeto pareça estar “crescendo” na cabeça de alguém.

3. Mantenha o iPhone firme

Uma das causas de fotos borradas com um iPhone é que ele é leve e fino, e portanto meio desajeitado de segurar em comparação a uma câmera comum. Segure o smartphone o mais firme que puder, usando as duas mãos, e mantenha os cotovelos junto aos lados do seu corpo para ter mais suporte.

Respire fundo e exale lentamente enquanto toca gentilmente no botão do obturador. Você também pode usar o botão de aumentar volume, ou o controle no cabo do fone de ouvido, para disparar a foto, o que ajuda a evitar mover o iPhone e borrar a imagem.

4. Aprenda o tempo do obturador

O controle do obturador de seu iPhone é digital, então é provável que você encontre um “atraso” causado pelo software, ou seja, uma intervalo entre o momento em que você aperta o botão e quando o sensor realmente captura a imagem. Observe qual é o atraso para conseguir capturar momentos precisos, e evitar mover a câmera antes da hora. Uma dica importante: a imagem é capturada quando você solta o botão do obturador, não quando você o pressiona.

Se você está fotografando cenas de ação com o iPhone 5S, segure o botão do obturador para usar o modo Burst (captura em sequência). Quando você faz isso a câmera faz até 10 fotos por segundo, e quando você terminar o iPhone irá indicar qual acha que é a melhor, embora você possa revisar manualmente todas as fotos da sequência e escolher você mesmo.

5. Deixe o sol brilhar

Seu smartphone pode lidar com desenvoltura com várias situações, mas não pode fotografar toda cena que encontrar. O diminuto sensor precisa de luz, e se sai melhor ao ar livre na luz do dia. Para as melhores fotos, siga o conselho que os fotógrafos seguem a muitas décadas: posicione-se com o sol atrás de você, ou sobre um de seus ombros.

Evite fotografar em direção ao sol, ou o assunto ficará radicalmente subexposto. Se estiver fotografando em um espaço fechado, posicione-se com as costas para uma janela e acenda as luzes.

6. Use o Flash para realçcar detalhes à luz do dia.

Pode parecer um contrasenso, mas se você estiver fazendo um retrato à luz do sol, usar o Flash para preenchimento pode ser uma arma secreta. Ele fornece uma luz agradável e homogênea sobre a face da pessoa fotografada, preenchendo a maiora das sombras.

O detalhe é que o pequeno flash LED de seu iPhone só funciona à curta distância, então não espere ver diferença a não ser que você esteja a um metro e meio ou menos de distância do que deseja fotografar.

7. Use o HDR em vez do Flash

Desde o iPhone 4 que a câmera do iPhone tem um “modo HDR” que combina diversas exposições para criar uma única imagem com uma impressionante quantidade de detalhes e ampla gama de tons e cores. Experimente usá-lo sempre que você estiver em situações de iluminação difícil, como um dia nublado ou em uma cena com muito contraste entre luz e sombra.

8. Não use o zoom digital

Seu iPhone não tem um sistema óptico para ampliação da imagem, como as câmeras compactas ou profissionais. Em vez disso ele usa zoom digital, que deixa a imagem com uma aparência suja e destrói os detalhes. E para piorar, ele torna ainda mais difícil tirar uma foto estável.

FotoiPhone_Zoom-580px

Em vez de usar o zoom, aproxime-se o máximo do que deseja fotografar

Quer preencher o quadro? Mova-se para mais perto do que deseja fotografar. Se você precisar de um “zoom”, pode conseguir um efeito melhor do que o zoom digital usando um editor de imagens no PC.

9. Abasteça-se com software

Um dos principais benefícios de fotografar com um iPhone é que você pode instalar inúmeros apps. Dê uma olhada na iTunes Store por programas que mudam a forma como a câmera funciona, ou apps de edição para melhorar suas imagens após a captura.

FotoiPhone_Apps-400px
Estes apps podem ajudar na captura e edição de imagens

10. Não tenha medo de experimentar

Depois de fazer uma foto você pode usar o app Photos, o iPhoto ou apps de terceiros para fazer ajustes. E você pode usar a maioria dos controles como se estivesse colocando tempero em uma sopo: experimente e aplique “a gosto”. Controles de saturação, por exemplo, ajustam a intensidade da cor. Normalmente o melhor é usar uma saturação baixa ou média, já que níveis mais altos vão deixar as pessoas como se tivessem se queimado ao sol. E efeitos como negativo, sépia e preto e branco também podem ajudar a produzir fotos cativantes.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil