Use as etiquetas do Finder sem tirar as mãos do teclado

Dan Frakes
26 de maio de 2014 às 07h00
Recurso permite agrupar arquivos e pastas em categorias indicadas por cores, mas só pode ser acessado como o mouse. Veja como corrigir isso.

Uma das grandes novidades do Finder no Mavericks são as Etiquetas. Assim como os “rótulos” nas versões anteriores, elas permitem que você agrupe arquivos e pastas em categorias identificadas por cores, embora no Mavericks seja possível aplicar múltiplas etiquetas a um mesmo item. Por exemplo, eu tenho uma pasta inteligente que mostra todos os itens de meu diretório de trabalho com uma Etiqueta vermelha ou laranja. Chamo essa pasta de “alta prioridade”.

A princípio, para aplicar etiquetas a um arquivo ou pasta você precisa usar o mouse ou um trackpad. E para os loucos pelo teclado como eu, essa é uma limitação séria. Mas com um pequeno ajuste no sistema podemos corrigir isso.

O que precisamos fazer é criar um atalho de teclado que chame o comando Etiquetas… do Finder. Para isso abra o painel Teclado nas Preferências do Sistema, e clique em Atalhos. Selecione o item App Shortcuts na lista à esquerda da janela e clique no botão +. No painel que surge clique no menu em frente a Aplicativos e selecione o item Finder.

Em Título de Menu digite a palavra Etiquetas seguida por "". Mas em vez de digitar ponto três vezes, você deve teclar Option+ç (se estiver usando um teclado ABNT2) ou Option+; (se estiver usando um teclado americano) para obter o caractere correto. No campo Atalho de Teclado digite o atalho que quiser (eu uso Shift+Control+T), clique em Adicionar e feche as preferências do sistema.

EtiquetasFinder_Atalho-520px
A configuração de seu novo atalho do Finder deve ficar assim

Agora, para “etiquetar” um arquivo ou pasta, tudo o que você tem que fazer é selecionar o item no Finder, digitar o atalho e selecionar a etiqueta apropriada, algo que você pode fazer com as setas do teclado ou digitando o nome da etiqueta seguido de Return ou Tab. Você pode selecionar outra etiqueta em seguida, novamente pressionando Return ou Tab, ou teclar Return ou Tab sem selecionar nenhuma etiqueta para fechar o pop-up e aplicar suas escolhas.

As Etiquetas no Finder são um recurso que ainda pode melhorar, mas ao menos quem prefere manter as mãos sobre o teclado agora tem uma forma mais fácil de integrá-lo ao dia-a-dia.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil