Como configurar a autenticação de dois fatores para o iCloud

Dan Miller, Macworld/EUA
04/07/2014 - 09h01 - Atualizada em 04/07/2014 - 09h02
O processo é muito simples, embora exija várias etapas

Você já deve ter ouvido falar que a Apple está implementando a autenticação de dois fatores para alguns novos serviços iCloud, e por isso, hoje pretendo mostrar como configurar o recurso de segurança.

Autenticação de dois fatores - chamada de verificação em duas etapas no ecossistema da Apple - é um sistema de segurança em que você tem que fornecer duas coisas - em vez de apenas uma única senha - para fazer login em um serviço online (ou outro). Normalmente, esses dois fatores são uma senha e um código que o serviço envia para o seu telefone celular. Exigir esses dois fatores, em vez de apenas um, faz com que seja muito mais difícil para os criminosos online fingirem ser você e terem acesso às suas contas.

Configurar a autenticação de dois fatores para o iCloud é muito simples, embora exija várias etapas. A primeira coisa a fazer é entrar em sua conta do iCloud, em icloud.com. Em Ajustes da Conta clique no seu nome no canto superior direito e, em seguida, no seu ID Apple para abrir uma nova aba no seu navegador que vaie levá-lo para a página da sua ID Apple.

Lá, clique em Manage Your Apple ID e entre (novamente). Feito isso, clique no link Password and Security. Neste ponto você será solicitado a responder a algumas perguntas de segurança; faça isso e clique em Continuar. Então você vai passar por três telas de instrução, explicando os riscos e benefícios da verificação de duas etapas. Quando estiver pronto, clique no botão Get Started.

Isso vai levá-lo para tela onde você fornecerá o número de telefone onde você recebe mensagens SMS. (A Apple vai enviar um código via SMS; esse código é o segundo fator no processo.) Uma vez feito isso, você será solicitado a verificar o número do telefone.

Agora mude para o seu telefone. Você deve ter recebido uma nova mensagem SMS lá, contendo um código de quatro dígitos. Volte para o seu navegador Mac e digite o código na caixa Verification Code.

Feito isso, agora poderá verificar os dispositivos já registrados com o Find My iPhone. (Entre outras coisas, isso permite que a Apple envie códigos de verificação por meio de notificação de envio, em vez de SMS.) Para fazer isso, selecione um dispositivo na lista e clique no link Verify. Mais uma vez, a Apple irá enviar um código de verificação, repetindo o processo anterior.

Ao clicar no botão Continuar, a Apple irá gerar uma chave de verificação para você. Esta chave pode ser usada para desbloquear a conta sempre que você não tiver o seu telefone por perto. É recomendável imprimir essa chave de verificação e mantê-la armazenado em algum lugar seguro, onde você possa ter acesso em caso de emergência.

Depois de introduzir esta chave de verificação, você será direcionado para a etapa final do processo.

É isso aí. A partir de agora, quando você fizer login no iCloud.com para gerenciar sua conta, ativar um novo aparelho, obter suporte relacionado com a sua ID Apple, ou usar um dos aplicativos web da Apple no iCloud.com, a Apple irá usar a dupla autenticação para se certificar de que você é quem você diz que é,  através do envio de um código de verificação para o telefone que você registrou no serviço.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil