Tudo o que você precisa saber antes de baixar o novo Mac OS X Yosemite

Macworld / EUA
16/10/2014 - 18h08 - Atualizada em 16/10/2014 - 18h40
Liberado de forma gratuita nesta quinta-feira, 16/10, sistema para Macs traz diversas novidades.

O novo sistema OS X Yosemite muda o visual e a experiência do seu Mac, desde janelas muito transparentes até uma interface do Spotlight completamente nova. Mas o que não mudou é como você consegue o software – seguindo os mesmos passos do antecessor Mavericks, o novo OS X 10.10 é oferecido como um upgrade gratuito pela Apple, que pode ser baixado diretamente pela Mac App Store.

Apesar de o processo de instalar o Yosemite não ser muito diferente de instalar o Mavericks, você pode ter esquecido alguns passos desde a última vez. Vamos passar por eles agora. 

Antes de começar
Por mais animado que você esteja para instalar a versão mais recente do Mac OS, existem algumas coisas que é preciso fazer antes de iniciar essa instalação. Elas incluem:

Ter certeza que seu Mac pode rodar o Yosemite
A boa notícia é que se você está usando o Mavericks, então seu Mac também pode rodar o Yosemite – os requerimentos de sistema são iguais. Se você não tinha atualizado para o Mavericks e não tem certeza se pode rodar no Yosemite, é bom se certificar de que seu Mac está nessa lista:

- iMac (Meio de 2007 ou mais recente)

- MacBook (Alumínio e 13”, Fim de 2008), (13 polegadas, Início de 2009 ou mais recente)

- MacBook Pro (13”, Meio de 2009 ou mais recente), (15”, Meio/Fim de 2007 ou mais recente), (17”, Fim de 2007 ou mais recente)

- MacBook Air (Fim de 2008 ou mais recente)

- Mac Mini (Início de 2009 ou mais recente)

- Mac Pro (Início de 2008 ou mais recente)

- Xserve (Início de 2009)

E a Apple nos diz que, assim como o Mavericks, o Yosemite vai precisar de 2GB de RAM e 8GB de espaço livre de armazenamento para instalação. O seu Mac vai rodar melhor com mais RAM, por isso se você estava rodando com apenas 2GH, pode ser hora de considerar adicionar um pouco mais.

Apple ID

Se você tem qualquer aparelho da Apple, é difícil imaginar que não tenha uma Apple ID. Mas caso seja Essa Pessoa, é hora de criar uma. E isso é porque você não pode baixar o Yosemite pela Mac App Store sem uma ID. Só lembrando, o Yosemite é gratuito, portanto você não vai ver uma cobrança misteriosa no seu cartão de crédito após o download, mas ainda vai precisar de uma ID para conseguir uma cópia.

Atualize seus apps

No menu Apple, no Mac, selecione App Store e, na janela que abrir, clique na aba Atualizações (Updates) e instale todos os updates apropriados para os seus aplicativos. Os desenvolvedores ficaram ocupados para deixar seus apps compatíveis com o Yosemite e atualizá-los antes de continuar vai fazer com que você tenha uma experiência mais feliz quando finalmente começar a usar o novo OS X 10.10.

De volta ao seu Mac

Os upgrades do Mac OS costumam ser muito mais suaves atualmente, mas caso tenha má sorte, você poderia ser um dos poucos com uma instalação problemática. Para isso, vale usar o Time Machine ou outro método de backup para todos os seus dados.

Considere uma instalação “limpa” em um volume ou partição separada

Em todas as atualizações de sistema – mobile ou desktop – existem pessoas que fazem a mudança e se arrependem depois. Pode ser o novo visual do Yosemite que as desanima ou o desempenho do software no Mac, que fica abaixo do que esperavam. Ao instalar o Yosemite em um HD externo ou partição no seu volume de inicialização, você tem a opção de experimentar o sistema antes de fazer um compromisso completo. Se não ficar satisfeito com isso, é uma simples questão de usar de volta o seu volume com o Mavericks. Caso goste do que veja, vá em frente e instale o sistema no volume padrão de inicialização.

Baixando o Yosemite
Como aconteceu com as versões anteriores do OS X, o Yosemite está disponível pela Mac App Store. Para conseguir uma cópia, seleciona a App Store no menu da Apple. Nos primeiros dias em que o Yosemite estiver disponível, a Apple vai exibir um banner promovendo-o. (Se você estiver lendo isso meses depois do lançamento, vá até a aba Free/Gratuito no lado direito da janela – o OS X Yosemite provavelmente vai aparecer dentro dos 10 principais downloads gratuitos.)

De qualquer maneira, você é levado para a página do OS X Yosemite, onde pode baixar o sistema de forma gratuita. Clique no botão apropriado para o download e então digite sua Apple ID e senha quando solicitado. O instalador vai começar a baixar o software, que será então salvo na pasta Aplicativos (Applications) no nível raiz do seu HD.

Esse download supera 5GB, por isso, caso tenha uma conexão lenta, pode ser interessante se preparar para esperar o processo. 

Primeiro dia cheio

Vale notar que se for baixar o sistema no primeiro dia de lançamento, pode demorar mais do que se você esperar alguns dias, uma vez que muitas outras pessoas também estarão tentando conseguir as suas cópias.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil