Especial: conheça 25 novos recursos do iOS 9 que vão bombar

Da Redação, com MacWorld/EUA
23 de setembro de 2015 às 16h32
Às vezes são as pequenas coisas que fazem a maior diferença

OK, a mais recente versão do iOS está longe de apresentar mudanças drásticas. Mas isso não é necessariamente ruim. Às vezes são os ajustes mais sutis que geram o maior impacto. E iOS 9 prova isso.

A atualização para o novo sistema já começou. A Apple liberou nesta quarta-feira (16/9) a versão mais atualizada de seu sistema operacional. A partir de hoje, usuários de iPhones, iPads e iPods touch podem migrar para o iOS 9.

Então, confira alguns nossos recursos, grandes e pequenos, que podem tornar o uso de seu iOS muito mais fácil. São características do iOS 9 que nos deixaram muito animados. Algumas delas já são velhos conhecidas dos usuários de dispositivos Android. Mas ainda sim, são dignas de nota.

Vale ressaltar que alguns recursos do iOS 9 não funcionarão direito se seu dispositivo for anterior ao 4S e iPad 2.

Vamos a eles.

1 - Troca de aplicativos
O iOS 9 torna a navegação através de todos os seus aplicativos mais intuitiva. Como sempre, pressione duas vezes o botão Início para começar a navegar por  seus aplicativos, que irão aparecer no lado esquerdo da tela.

ios91

2 - Use o Mail para uma identificação de chamada mais inteligente
O iOS 9 conta com os dados de seu aplicativo Mail para reunir mais informações sobre seus contatos. Este é um recurso opcional, disponível em Configurações, mas, se for ativado, você receberá por e-mail sugestões de preenchimento automático de endereços.
Além disso, ao receber uma chamada de número desconhecido, o iOS 9 irá procurar nos contatos de e-mail e tentar identificar quem está ligando.

iOS92

3 - Nova forma de navegar pelas fotos
O iOS 9 torna mais fácil do que nunca percorrer e selecionar as fotos. Abra uma foto e você verá uma nova rolagem na parte inferior da tela.

Quer selecionar um grupo de fotos? Agora você já não precisa mais tocar uma por uma, individualmente. Basta selecionar uma foto e, em seguida, passar para o resto das fotos que você deseja selecionar.

iOS3

4 - Thumbnails nos contatos do Messages
Usuários do iPhone 6S podem ver uma miniatura circular do rosto de seu contato no Messages. O iOS 9 estenderá esse recurso para todos os modelos de iPhone.

iOS4

5 - Notificações mais recentes têm prioridade
As notificações agora são rganizadas em ordem cronológica, de modo que as mais recentes permanecem no topo. Você tem a opção de mudar isso em Configurações, optando por notificações de grupo por app.

iOS5

6 - Sugestões da Siri no Spotlight
No iOS9, a assistente pessoal Siri apresenta um monte de dicas proativas com base em como você usa seu iPhone. Você telefona para sua mãe todos os dias antes do jantar? O Spotlight vai indicá-la como uma sugestão de contato na hora certa. Verifica o Instagram por horas antes de dormir? O Spotlight irá ajudá-lo a entrar em seu ritual noturno também.

iOS6

7 - O APP de música é ativado ao conectar fones de ouvido
Outro recurso  proativo legal: toda vez que você conectar os fornes de ouvido no dispositivo iOS, o aplicativo de Música será iniciado automaticamente. Não só isso, ele poderá sugerir que você ouça a canção que costuma ouvir durante o momento do dia em que os fones foram plugados, para que você possa começar a rotina de ouvir música, mesmo sem desbloquear o telefone.

iOS97

8 - Acesse um aplicativo na iCloud
Você já se perguntou que documentos tem armazenado no iCloud? O iOS 9 dá ao usuário a opção de acessar a sua unidade iCloud através de um novo aplicativo nativo. Em Configurações, basta alternar para mostrar o app iCloud Drive na tela inicial para acessá-lo. O sistema também permite que você adicione um anexo de e-mail diretamente do seu iCloud Drive.

iOS98

9 - Duas aplicações ao mesmo tempo (somente no iPad)
Se você tem um iPad Pro, um iPad
Air 2 ou um iPad mini 4, então você tem um recurso  extra característico do iOS 9:  pode dividir a tela para usar  dois aplicativos ao mesmo tempo. Por exemplo, se você está olhando para uma lista de restaurantes no Maps e clicar no site, o URL vai abrir a página no Safari, ao lado do mapa,  para que você possa ver os dois conteúdos ao mesmo tempo.

Ipad99

10 - Acessar contatos diretamente de ferramenta de busca do Spotlight
No iOS9, o Spotlight ganha funcionalidades adicionais.  Por exemplo, ao procurar um contato, você terá a opção de acioná-lo (pelo telefone, pelo iMessage ou FaceTime) diretamente a partir dos resultados de busca.

iOS910

11 - Acesse sua Wallet mesmo com o dispositivo bloqueado
Com o iOS 9 você vai ser capaz de acessar o novo aplicativo Wallet (Apple Pay) diretamente a partir da tela inicial, mesmo com o telefone bloqueado. Isso torna o uso diário da Apple Pay super fácil. Antes já era possível acionar a carteira através da Siri, a partir da tela de bloqueio e responder a uma mensagem também.

iOS911

 12- Sugestão de empresas locais mais próximas no Mapa
Além de direções de trânsito, o Mapas agora sugere empresas locais nas proximidades. Em vez de digitar "Padarias," basta tocar no ícone do alimento, seguido da opção Padarias, para obter uma lista de padarias próximas de onde você está. Você também pode obter sugestões para compras, viagens e outros serviços.

iOS912

13 - Low Power Mode para prolongar a vida da bateria um pouco mais
Até agora, não dava para elogiar muito o modo de baixo consumo. Mas ele melhorou. É possível manter os aparelhos longe da tomada por pelo menos mais três horas, mesmo quando o dispositivo tem apenas 20% de carga sobrando. Para isso, o sistema reduz poder de processamento e desativa animações da interface, atualização de informações de email, mensagens, etc.

iOS013

 14 - Organização automática das Selfies no app Fotos
No iOS9 fica mais fácil para manter todas as suas fotos organizadas no app Fotos, especialmente se você é um entusiasta das selfies. Fotos tiradas com a câmera frontal são automaticamente colocados na pasta "Selfies", e imagens feitas pressionando o botão Home e o botão de energia também vão para uma pasta específica.

 iOS914

15 - Nova fonte, San Francisco
A fonte personalizada concebida pela Apple foi usada pela primeira vez na interface do Apple Watch. Agora está também no iOS 9. Esta nova fonte, San Francisco, ser usada em Configurações, na busca do Spotlight, e nos aplicativos nativos. É possível usá-la também como a fonte padrão para sua coleção iBooks. Como estamos falando de telas diferentes, a Apple adaptou a fonte para que ela ficasse otimizada nos dois dispositivos.

iOS915

16 - Finalmente, uma tecla Shift intuitiva
Os ajustes sutis feitos no teclado são realmente muito bons. Especialmente a nova tecla Shift padrão. Ok, nós sabemos que isso está longe de ser revolucionário, mas torna muito mais fácil visualizar o modo em que você está quando todo o seu teclado exibe as letras em maiúsculas ou minúsculas.

iOS916

17 - Volte para aplicativos anteriores com novo botão Back
Se você  estiver no Twitter, por exemplo, e receber uma notificação do Instagram, pode tocar nessa notificação, mudar para o Instagram, e depois voltar para o Twitter com um simples toque nesse botão. Claro, você poderia fazer isso antes com o alternador de aplicativos, mas o botão Back (volta) é muito mais óbvio.

iOS917

18 - Uso de outros conteúdos no Notes
Agora os usuários podem fazer checklists e adicionar conteúdo multimídia às anotações no Notes. Por exemplo, incorporar sites, mapas e fotos em uma lista de afazeres. O app ganhou também a opção de fazer anotações à mão livre. Suas notas vão tornar-se mais rica e mais úteis que nunca.

iOS918

19 - Siri é agora seu novo DJ pessoal
No iOS 9, a Siri está ficando muito mais inteligente. Agora a assistente pessoal pode responder a consultas complexas como "Mostre-me fotos do verão passado." A parte mais emocionante, no entanto, é o quão bem ela conhece a sua coleção da Apple Music. Você pode pedir para a Siri tocar a música de um determinado artista, abrir a lista de reprodução, ou listar "as músicas mais quentes de 1986".

 iOS919

20 - Quer mudar suas configurações? Basta pesquisar!
Um aplicativo Configurações "pesquisável" é outro recurso novo digno de nota, mas tão incrivelmente útil que eu não sabemos por que a Apple não o incluiu antes! Em vez de passar por cada configuração individual para encontrar o que deseja ajustar, agora é possível apenas fazer uma rápida busca no Spotlight.

iOS920

21 - Dirigir, caminhar ou pegar o transporte público
Durante anos, os usuários do app Mapas tiveram que confiar em aplicativos de terceiros para obter instruções de transporte público confiáveis. Agora, finalmente o iOS 9 incluiu o Transit, que incorpora  horários/rotas do metrô e do ônibus. Este recurso, no entanto, só está disponível em algumas cidades: Baltimore, Chicago, Nova York, Filadélfia, San Francisco, Washington, DC, Cidade do México, Londres, Berlim, Toronto e 300 cidades na China.

iOS921

22 - Artigos bacana, fáceis de encontrar no app Notícias
Alguns editores estão adotando o Apple News Format para criar artigos muito legais na aplicação Notícias, com imagens, animações e vídeos. Felizmente, é fácil encontrar todos estes artigos assinando o canal Seleções Apple. Até agora, há apenas um punhado de artigos neste formato.

iOS922

23 - Maior integração no Apple Watch Activity
Essa funcionalidade será ainda melhor com a disponibilidade do watchOS 2,  com lançamento previsto para hoje, mas que atrasou.

 iOS923

24 - Facilidade de edição de longos blocos de texto (somente no iPad)
Com iOS 9 você pode delizar dois dedos de cima para baixo no teclado para torná-lo instantaneamente em um trackpad, permitindo que você selecione grandes pedaços de texto com facilidade. As novas ferramentas na barra doa QuickType também permitem formatar o texto ou recortar/copiar/colar com um simples toque. Parece que a Apple está mesmo empenhada em transformar o iPad em um substituto viável para o MacBook.

iOS924 

25 - Multitarefa
já escondeu uma história em quadrinhos dentro de um livro-texto para dar a impressão que você estava estudando? O recurso multitarefa do  iOS 9 dá o iPad uma função semelhante ao picture-in-picture. Agora você pode pesquisar um projeto de trabalho enquanto assiste o Cartoon Network, ao mesmo tempo.

ioS925

 

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil