Teve problemas com o iOS 10? Então veja como voltar ao iOS 9

Macworld / EUA
14 de setembro de 2016 às 14h13
Liberado nesta semana pela Apple, update causou problemas nos aparelhos de alguns usuários.

Podem haver muitas razões para você querer voltar ao iOS 9 após instalar o iOS 10, como muita gente reclamou desde ontem, 14/09. Não é difícil fazer isso, mas você precisará ser rápido.

Cada versão do iOS é assinada (e aprovada) pela Apple. Quando as atualizações do sistema são liberada, a versão anterior continua assinada por um curto período de tempo. Eventualmente, a Apple para de assinar a edição anterior, o que te impede de instalar esse iOS mais antigo.

Veja abaixo como fazer o downgrade de volta para o iOS 9 - lembrando que é sempre importante fazer um backup dos seus dados antes começar o processo.

Arquivo .ipsw

Primeiro, você precisa achar um arquivo chamado [iOS device].ipsw no seu Mac. Se você estiver em um iPhone, o arquivo terá um nome parecido com esse: “iPhone8,2_9.3.5_13G36_Restore.ipsw”. Veja abaixo como encontrá-lo.

1-No Finder, segura a tecla Option apertada e selecione Go > Library. (A pasta Library costuma ficar invisível na sua tela Home. Caso não segure a tecla Option pressionada, a seleção Library não ficará disponível.)

2-Abra a pasta do iTunes

3-Encontre uma pasta de Softwares Updates que corresponda ao seu aparelho. Caso seja um iPhone, busque por iPhone Software Updates e abra a pasta.

4-Procure por um arquivo chamado “[yourdevice]_9.3.5_[firmwarenumber]_Restore.ipsw” ou algo parecido. Esse é o arquivo que te permitirá voltar ao iOS 9.

5-Arraste esse arquivo para o Desktop

Instale o iOS 9

1-Conecte seu aparelho iOS no Mac usando o cabo de sincronização

2-Abra o iTunes

3-Clique no ícone do aparelho no canto superior esquerdo da tela

4-Clique na aba Summary na coluna esquerda

5-Na janela principal, clique no botão Restore iPhone enquanto segura a tecla Option

6-Você pode receber um alerta dizendo que você precisa desabilitar o Find My iPhone/iPad/iPod. Você pode fazer isso indo em Setting, depois em iCloud > Find My iPhone/iPad/iPod. Após fazer isso, repita o passo 5.

7-Uma janela de navegação vai aparecer. Navegue até o arquivo “.ipsw” no seu desktop, selecione-o e clique em Open.

8-Você receberá um pedido para confirmar. Clique no botão Restore para continuar.

Leva alguns minutos para o iTunes fazer o trabalho, e em breve você terá um aparelho rodando o iOS 9.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil