Teste: novo iPhone 5 supera modelos anteriores com folga

Macworld / EUA
25/09/2012 - 07h00 - Atualizada em 25/09/2012 - 19h10
Com novo chip A6 mais rápido, smartphone deixou versões 4 e 4S comendo poeira em nossos testes. Resultados também superam iPads 2 e 3.

Notícias Relacionadas

Ajudado pelo novo processador A6, o desempenho do iPhone 5 é bastante impressionante quando comparado aos anteriores iPhone 4 e 4S e aos iPads de segunda e terceira geração.

Após realizar testes do iOS 6 contra o iOS 5, fizemos a mesma coisa logo ao pegar o novo iPhone 5 em mãos.

iphone5a601.png

Começando pelo GeekBench, o iPhone 5 conseguiu uma pontuação de 1623, mais do que o dobro do alcançado pelo novo iPad, que usa o chip A5X; 2,5 vezes mais rápido do que o iPhone 4S com o chip A5; e mais do que quatro vezes mais ágil do que o iPhone 4 e seu processador A4.

Testes Geekbench

iphone5benchmark01

Resultados são pontuações. Barras maiores são melhores.

Já no teste de carregamento de página no WI-Fi, o iPhone 5 foi 21% mais rápido do que o iPad de terceira geração, 23% mais veloz do que o iPhone 4S, e apresentou velocidade 32% superior ao iPhone 4, lançado em 2010.

Testes carregamento de página

iphone5benchmark02

Resultados em segundos. Barras menores são melhores.

O iPhone 5 finalizou o teste de JavaScript SunSpider 0.9.1 em 0,92 segundo, apenas 64% do tempo que levou para o iPad de terceira geração realizar o mesmo teste, metade do período necessário para o iPhone 4S, e 31% do iPhone 4.

Testes JavaScript SunSpider

iphone5benchmark03

Resultados em segundos. Barras menores são melhores.

Os testes de gráficos também mostraram um desempenho muito melhor do novo smartphone, especialmente quando comparado aos iPhones anteriores. Usando o GLBenchmark, o iPhone 5 alcançou taxas de 147.3 frames por segundo no teste com o Egypt e 253 frames por segundo no Pro, atingindo assim uma performance pelo menos duas vezes mais rápida do que o iPhone 4S. O iPhone 5 foi 17% mais rápido do que a terceira geração do iPad no teste do Egypt e 6% mais rápido no teste Pro. Para efeito de comparação, o iPhone 4 conseguiu apenas 11 frames por segundo no Egypt e 17 frames por segundo no Pro. 

Testes GLBenchmark Egypt (offscreen)

iphone5benchmark04

Resultados em frames por segundo. Barras maiores são melhores.


 Testes GLBenchmark Pro

iphone5benchmark05

Resultados em frames por segundo. Barras maiores são melhores.

Nos testes HTML5 com o WebVizBench, o iPhone 5 foi 68,5% mais rápido do que o iPad de terceira geração, três vezes mais rápido do que o iPhone 4S, e cinco vezes mais rápido do que o iPhone 4.

Testes WebVizBench

iphone5benchmark06

Resultados em frames por segundo. Barras maiores são melhores.

Fique ligado na Macworld Brasil porque em breve publicaremos um review completo do iPhone 5, assim como os resultados dos testes de bateria e novos vídeos com o aparelho.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil