Desenvolvedores dizem ter avisado Apple sobre problemas dos Mapas no iOS 6

Da Redação
10/10/2012 - 12h42 - Atualizada em 10/10/2012 - 14h03
Em entrevista para a CNET, criadores de aplicativos alegam que realizaram procedimentos padrão para informar empresa sobre problemas no serviço de mapeamento

Notícias Relacionadas

Os problemas dos Mapas do iOS 6 já eram de conhecimento da Apple, alega um grupo de desenvolvedores que diz ter avisado a empresa sobre a má qualidade do serviço há alguns meses. As informações são da CNET, que entrevistou seis desenvolvedores.

Em entrevista para o site, os criadores de aplicativos para iOS afirmam que já haviam enviado reclamações e análises para a empresa desde a chegada da primeira versão para testes do sistema, em junho deste ano.

Segundo eles, foram tomadas as ações necessárias para informar a companhia sobre os bugs, como enviar e-mails para funcionários específicos, preencher pedidos para aviso sobre problemas, e discussão do assunto em fóruns visíveis apenas para a Apple e outros desenvolvedores.

“Postei pelo menos um aviso de problemas após cada versão beta (para desenvolvedores), e não estava sozinho”, explica um desenvolvedor com três apps na App Store que não quis se identificar, em entrevista para a CNET. 

“O consenso entre os desenvolvedores parecia ser que os mapas eram tão surpreendentemente ruins que informar problemas individuais era inútil. O que era preciso não era tanto uma interface para reportar um único ponto como incorreto, mas para selecionar uma região inteira e dizer ‘tudo isso – está errado’.”

Procurada pela reportagem da CNET, a Apple não quis comentar o assunto.

ios6mapas3d01

Entenda o caso

Lançada em 19/9, a mais nova versão do iOS 6 traz poucas melhorias importantes e tem como principal falha justamente o novo serviço de Mapas, que deixou de usar o conteúdo do Google Maps em troca do controle total da Apple que agora utiliza dados de empresas como TomTom. As principais reclamações são por erros na exibição e localização do serviço, além da falta de dados de transporte púbico e o fim do Google Street View, exclusivo da gigante de buscas - em seu lugar foi adotado o Flyover, que exibe cidades em 3D, mas só está disponível em algumas poucas cidades do mundo.

A repercussão do caso fez com que surgissem diversas piadas e críticas na web contra a empresa, de usuários, empresas rivais e veículos especializados. Pesquisa feita nos EUA com mais de 15 mil pessoas nesta semana aponta que o lançamento do iOS 6 fez com que diminuísse o nível de satisfação entre os donos de iPhone.

Depois disso, a Apple emitiu um pedido de desculpas público por meio de uma carta aberta do seu CEO, Tim Cook, em que promete melhorias e até sugere serviços de mapeamentos dos rivais Google, Microsoft e Nokia.

Na última semana, o Google liberou o acesso ao recurso Street View por meio de navegadores em smartphone se tablets – o recurso saiu do iOS 6 para dar lugar ao Flyover, que está presente em poucas cidades do mundo e ainda apresenta muitos erros.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil