Saiba tudo sobre as notificações do Mountain Lion

Macworld / EUA
04 de dezembro de 2012 às 07h00
Respondemos às principais dúvidas dos leitores sobre o recurso da versão mais recente do sistema OS X para Macs.

Notícias Relacionadas

O Mountain Lion (OS X 10.8) te ajuda a ficar por dentro das coisas, e as notificações são sua principal ferramenta para fazer isso. Uma notificação pode te alertar de eventos próximos e lembretes do Calendário, assim como novos e-mails e mensagens do Facebook e Twitter.

O recurso Notificações é uma parte importante do Mountain Lion. Se você usa um aparelho iOS há algum tempo, já viu as notificações por lá: banners que aparecem na sua tela bloqueada para exibir alertas de eventos ou te informar sobre novas mensagens. 

Mesmo assim, as notificações no OS X envolvem questões que exigem algumas explicações. Confira abaixo as respostas para algumas das perguntas mais frequentes sobre o assunto.

mountainnotificacoes01

P: Sobre o que as notificações podem me informar?

R: Qualquer aplicativo pode usar notificações, desde que ele se conecte ao recurso de notificações do OS X. Para quem não sabe, programas da Apple como Mail, Calendário, Lembretes, e Mensagens podem exibir notificações.

mountainnotificacoes02

Muitos aplicativos de terceiros também usam notificações. Se você adicionou seus logins do Facebook e Twitter ao painel de preferências Mail, Contatos e Calendários do Mountain Lion, pode visualizar atualizações de status e tuítes. Em meu Mac, também vejo notificações dos programas Transmit,MarsEdit e Scrivener, entre outros.

P: Posso controlar o visual das notificações?

R: Selecione Finder → Preferências de Sistema (ou clique no ícone Preferências de Sistema no Dock) e clique em Notificações. Aí você verá todas as suas opções.

Você toma suas decisões em uma base de aplicativo por aplicativo. Por isso, primeiro você escolhe um app na lista à esquerda. É possível selecionar entre três alertas diferentes para a tela: Nenhuma (None), Banners (Banners), e Alertas (Alerts). Como esperado, a opção Nenhuma significa que você não verá notificações. Os banners são retangulares e só aparecem por alguns segundos na tela. São bons para notificações que você quer ver no Mac, mas não liga de perder.

mountainnotificacoes03

O último estilo de exibição na tela são os alertas. Assim como os banners, eles aparecem no canto superior direito da tela, mas não somem até que você clique neles.

Você pode clicar no botão Fechar (Close) para dispensar o alerta, mas também é possível clicar em Mostrar (Show) para ir até o aplicativo em questão e ver o que aconteceu.

A escolha entre Banners ou Alertas depende do quão é importante para você ser notificado. Lembre-se: os Alertas não desparecem sozinhos – se você deixar sua mesa, eles continuarão lá quando voltar.

P: Posso ser mais específico sobre o que quero ser notificado?

R: Sim. Se olhar mais de perto, você verá mais opções no painel de preferências Notificações, mas as escolhas vão variar dependendo de qual app selecionar. Por exemplo, clique no Calendário e você poderá selecionar quantos itens serão mostrados na Central de Notificações. Também é possível escolher exibir informações no distintitivo do ícone do aplicativo – o pequeno ponto vermelho com um número na ponta do app. Além disso, o usuário pode decidir se quer que um alerta de som seja tocado quando chegar uma notificação do Calendário. Clique em Twitter na lista, e então clique no botão de Notificações para ficar ainda mais específico. Você pode, por exemplo, determinar se as notificações vão mostrar menções e respostas apenas de pessoas que você segue ou de qualquer usuário do Twitter.

P: O que é exatamente a Central de Notificações?

R: Até agora, estivemos falando sobre os alertas que são exibidos acima das suas outras janelas. Mas há um outro lugar onde você vê seus alertas: a Central de Notificações, um tipo de barra lateral localizada no canto direito da tela. Clique no ícone mais à direita da sua barra de menu – um com três linhas – para exibi-la.

Depenendo das suas configurações, aplicativos diferentes podem exibir suas notificações aqui. Como mencionado antes, você pode escolher se quer que o aplicativo exiba um alerta. Mas também é possível mostrar suas notificações apenas na Central de Notificações.

Você precisa escolher quais dos seus aplicativos exibem alertas na Central. Para fazer isso, navegue pela lista no canto esquerdo do painel de preferências de Notificações até encontrar um divisor com os dizeres “Não na Central de Notificações” (“Not in Notification Center”). Então, arraste os apps que você quer da parte de baixo para a seção de cima.

mountainnotificacoes05

Também é possível escolher a ordem em que os apps exibem. Na parte inferior desse painel de preferências, clique no menu Separar Central de Notificações (Sort Notification Center) e escolha Por Tempo /By Time (com os apps que você recebeu alertas mais recentemente ficando no topo) ou Manualmente/Manually (na ordem de apps que você especificou no painel de preferências de Notificações).

A Central de Notificações oferece uma maneira rápida de checar as notificações que precisam da sua atenção. Apenas clique em um item para abrir seu aplicativo relacionado. Clique em uma notificação de e-mail, por exemplo, e o Mail será aberto nessa mensagem. Para dispensar as notificações na Central, apenas clique no botão X à direita do nome do app.

P: Estou me sentindo sufocado com tantas notificações. Posso me livrar delas?

R: Se você recebe muitas notificações, vá até o painel de preferências em Notificações e selecione o estilo de alerta Nenhuma (None) para todos os aplicativos que você não precisa saber. Reduza as notificações ao mínimo para apenas aqueles apps em que elas são mais úteis.

P: Eu preciso minimizar as distrações no computador. Posso desabilitar as notificações por pouco tempo?

R: Você pode desabilitar notificações temporariamente (até o dia seguinte) ao clicar com a tecla Option apertada no ícone da Central de Notificações na barra de menu. Você verá o ícone ficar cinza. Além disso, se a Central de Notificações estiver visível, desça a barra de rolagem, e uma verá uma opção Mostrar Alertas e Banners (Show Alerts and Banners); use isso para conseguir o mesmo resultado.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil