Mudou de ideia? Mozilla diz que "vai levar Firefox para o iOS"

PC World / EUA
03/12/2014 - 16h53 - Atualizada em 04/12/2014 - 12h33
Organização Mozilla parece ter mudado de ideia quanto a sua cruzada contra as regras da Apple, que obriga o uso do Webkit para navegadores no iOS.

Após anos se negando a levar o Firefox para o iPhone e iPad, a Mozilla está mudando seu tom – e presumivelmente está disposta a trabalhar pelas regras da Apple.

“Precisamos ir para onde nossos usuários estão, então vamos levar o Firefox para o iOS”, anunciou o gerente de lançamentos da Mozilla, Lukas Blakk, em seu Twitter. O TechCrunch acredita que ele estava parafraseando o VP de Firefox na Mozilla, Jonathan Nightingale, que revelou os planos durante um evento interno da empresa.

A Mozilla não é uma completa estranha ao iOS. Há quatro anos, a companhia lançou o Firefox Home, que sincronizava os favoritos e abas de outros aparelhos, mas não era um navegador completo. A Mozilla tirou o app do ar em 2012.

Apesar de a Mozilla agora permitir que os usuários sincronizem suas abas e favoritos com um login online, os usuários iOS ficaram de lado, potencialmente deixando a Mozilla menos atrativa de forma geral.

No passado, a Mozilla disse que não ofereceria o Firefox no iOS porque a Apple não permite que terceiros usem suas engines de navegação. O Chrome, por exemplo, é baseado no mesmo engine de renderização WebKit que o Safari, apesar de ter o seu próprio engine chamado Blink para outras plataformas. 

A não ser que a Mozilla tenha uma carta na manga, parece que a organização vai deixar de lado sua “cruzada anti-Webkit” para tentar recuperar os usuários perdidos.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil