Apple e IBM mostram primeiros resultados da parceria: 10 aplicativos

Fred O'Connor - IDG News Service
11 de dezembro de 2014 às 11h05
Aplicativos móveis são dirigidos a usuários de iPhone e iPad de 6 diferentes verticais, incluindo turismo, advocacia, finanças e governo

A IBM e a Apple liberaram nesta quarta-feira o primeiro resultado da sua parceria na área de TI corporativa: uma série de dez aplicativos móveis voltados para seis diferentes verticais econômicas, bem como para o mercado governamental.

Segundo as empresas, os apps aproveitam a força da IBM em big data e analytics, moldados para o ambiente de dispositivos móveis da Apple. Os aplicativos têm como foco usuários corporativos nos segmentos de bancos, varejo, seguros, serviços financeiros, telecomunicações e empresas aéreas. 

Um dos aplicativos, por exemplo, permite que a tripulação de uma aeronave possa personalizar a experiência dos passageiros a bordo durante o voo. Outro aplicativo, para o segmento bancário, permite que um consultor financeiro acesse remotamente o portfólio de um cliente do banco e possa oferecer consultoria sem precisar estar na agência. E um app voltado especificamente para a polícia, permite que policiais usem seus iPhones para acessar feeds de vídeo de cenas de crimes. 

Os clientes usando os novos apps incluem, segundo as empresas, Air Canada, Sprint e a empresa de bancos e serviços financeiros Citi. 

"O que estamos entregando mira diretamente nas novas buscas dos negócios: tecnologias inteligentes que entregam novo valor por se posicionar no cruzamento do big data com o engajamento individual", diz Bridget van Kralingen, vice-presidente sênior de Global Business Services da IBM Global Business Services. 

A IBM e a Apple anunciaram sua parceria em julho deste ano. O acordo permite à IBM aplicar seus conhecimentos de tecnologia corporativa nos produtos de consumo da Apple, permitindo que eles sejam mais integrados ao ambientes corporativo. A parceria também envolve a atuação da IBM como revendedora dos dispositivos da Apple, com software (aplicativos, segurança e gestão) já instalado, para clientes corporativos.

No Brasil, segundo o presidente da IBM Brasil, Rodrigo Kede, a parceria já está em atividade e deverá se amplificar em 2015, utilizando também a força dos mais de 5 mil pontos de atendimento técnico que a empresa comprou da Scopus.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil