Apple (re)contrata especialista em criptografia após polêmicas com FBI

Macworld / EUA
25 de maio de 2016 às 16h34
Com passagem recente pela Silent Circle, responsável pelo smartphone Blackphone, Jon Callas já trabalhou na Apple em outras duas oportunidades.

A Apple recontratou um pioneiro da criptografia mobile à medida que continua a enfrentar pressão de governos que querem acesso a dados de usuários armazenados em iPhones.

Mais recentemente, Jon Callas, que também cofundou a PGP Corporation, trabalhou como cofundador da Silent Circle, que ficou conhecida pelo smartphone critptografado Blackphone. O veterano chega à Apple em um cargo não revelado, segundo a Reuters.

Antes, Callas já trabalhado na Apple entre 1995 e 1997, e depois entre 2009 e 2011. Ele possui duas patentes em seu nome nesta segunda passagem, sendo que ambas são focadas em criptografia completa de disco, algo que a Apple usa em smartphones, tablets e computadores.

A contratação do especialista acontece à medida que a Apple dá mais atenção para a criptografia, especialmente com a disputa judicial recente com o FBI, que pediu para a empresa desbloquear determinados iPhones para acessar os conteúdos.

Ainda não está claro exatamente o que Callas fará na Apple desta vez, mas parece provável que ele trabalhará em criptografar os produtos da empresa de Redmond.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil