MacBook Pro ganha painel Touch Bar no teclado no lugar das teclas function

Da Redação
27 de outubro de 2016 às 16h36
Empresa retirou a fileira de cima com as teclas F1, F2 e afins, trocando-as por uma tela OLED que muda as funções de acordo com o app usado no momento.

Já era um rumor há muito tempo, e até tinha aparecido no update macOS Sierra 10.12.1. Por isso, ninguém ficou muito surpreso quando a Apple anunciou oficialmente nesta quinta-feira, 27/10, o novo MacBook Pro.

A principal novidade do novo laptop da companhia é a chamada Touch Bar, que substitui a fileira de teclas “function” (F1, F2, F3…) na parte de cima do teclado MacBook.

Como o nome sugere, a Touch Bar é um painel OLED. E ela traz, entre outras coisas, o suporte do Touch ID para os Macs. Quando você encontrar um processo que exige que o uso da sua impressão digital (como o Apple Pay), basta colocar seu dedo na área do Touch ID da Touch Bar.

As funções fornecidas pela Touch Bar mudam com base no aplicativo/software que você está usando naquele momento. Por exemplo, se você estiver usando o iTunes, a Touch Bar vai mostrar ícones representando os controles do tocador da Apple. Em um bate-papo, a Touch Bar pode ser usada para inserir instantaneamente um emoji. No app Photos, é possível acessar funções para edição de imagem diretamente pela Touch Bar e aplicar essas edições na foto em que está trabalhando - sem sair do modo de tela cheia.

mactouchbar_625.jpg

Para customizar a Touch Bar, basta arrastar e soltar as funções que você quer da tela principal para o local que quiser da Touch Bar.

A Apple anunciou ainda que a API da Touch Bar estará disponível para desenvolvedores de aplicativos.

De acordo com a Apple, esse é o MacBook Pro mais fino e leve que já lançou: o laptop pesa 1,36kg e possui 14,9mm de espessura - contra 18mm do modelo anterior.

Disponível em versões com telas de 13 e 15 polegadas, as especificações do laptop incluem um trackpad muito maior com Force Touch, processadores Intel Core i5 ou i7 (i7 é padrão no modelo de 15”), bateria de 10 horas, até 4GB de RAM e até 2TB de armazenamento SSD.

macbookprotouchbar_625.jpg

Quando o assunto são os gráficos, há algumas diferenças entre os dois modelos. O MacBook Pro de 13” traz uma placa Intel Iris Pro, enquanto que a versão de 15” traz uma placa ATI Radeon Pro.

Os dois novos laptops trazem 3 entradas USB-C Thunderbolt e um conector de 3,5mm para fone de ouvido, mas nada slots para SD cards.

Nos EUA, os novos MacBooks Pro com Touch Bar terão preços entre 1.800 dólares e 2.800 dólares, dependendo da configuração e do tamanho de tela. No Brasil, os valores começam em 13.900 reais e chegam a até 22.300 reais.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil