5 tecnologias que a Apple cortou com o novo MacBook Pro

Macworld / EUA
28 de outubro de 2016 às 14h48
Como já virou tradição, a empresa de Cupertino gosta de cortar recursos e conectores a cada nova geração dos seus produtos.

A Apple nunca foi tímida em cortar recursos na sua jornada por máquinas mais finas e leves. E os novos MacBooks Pro não são uma exceção para a empresa.

Seguindo os passos do MacBook de 12 polegadas e suas mudanças radicais, o novo MacBook Pro e sua interessante Touch Bar também retirou diversas tecnologias.

Confira abaixo cinco tecnologias que foram encerradas pela Apple com o novo MacBook Pro, que chega ao Brasil custando até 22.300 reais.

MagSafe

Essa realmente doeu. O brilhante MagSafe usava imãs para conectar gentilmente seu cabo de força ao seu MacBook, em vez de usar um conector duro enfiado em um conector. 

O MagSafe se conectava de forma firme o bastante para ficar estável sob condições normais, mas leve o suficiente para ser desconectado quando puxado - literalmente um salvador de vidas de notebooks quando, por exemplo, uma criança ou um cachorro passam e tropeçam por um cabo na sala.

Em vez do MagSafe, o novo MacBook Pro usa um conector USB-C para energia, assim como o MacBook de 12 polegadas citado acima. É uma solução de recarga mais flexível e padrão da indústria, com certeza...mas é impossível não lamentar o fim do MagSafe.

applemagsafe.jpg

SD card

O slot para cartões SD em MacBook é algo útil para fotógrafos e pessoas que querem ampliar o armazenamento dos seus notebooks - ou pelo menos costumava ser. O novo MacBook Pro abandona o suporte para cartões SD. O laptop traz apenas quatro conectores USB-C/Thunderbolt 3 e um conector de fone de ouvido de 3,5mm.

Vale destacar que toda essa dependência do USB-C significa que os acessórios USB tradicionais não funcionarão com seu MacBook Pro a não ser que você tenha alguns adaptadores.

macbookpro2016handson.jpg

HDMI

Já que vai comprar uns adaptadores, melhor aproveitar e já pegar um conector USB-C para HDMI, caso planeje conectar seu notebook a um monitor/tela externo.

Teclas de função e ESC discreto

A nova faixa OLED com telas touchscreen adaptáveis precisava ficar em algum lugar no teclado do novo MacBook Pro. O local escolhido foi aquele que as teclas Esc e Function (F1, F2…) chamavam de casa, logo abaixo da tela. Mas não chore por essas perdas: as teclas Esc e de funções foram embora, mas não esquecidas: ganharam versões digitais na Touch Bar quando necessárias.

macbookprotouchbar_62502.jpg

Drive óptico

Nenhum dos novos MacBooks Pro possui drive óptico. E a Apple também acaba de descontinuar um MacBook Pro mais antigo, sem tela Retina, que trazia um drive. Ou seja, é hora de comprar o USB Super Drive - e sim, você também vai precisar de um adaptador USB-C para isso.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil