App do Gmail para iOS ganha busca rápida e recurso para Desfazer Envio

Da Redação
07 de novembro de 2016 às 14h57
Aplicativo principal de e-mail do Google para aparelhos móveis da Apple acaba de ganhar seu primeiro update significativo dos últimos quatro anos.

O Gmail para iOS é um aplicativo de e-mail tão confiável que é meio louco pensar que não tenha recebido uma atualização significativa nos últimos quatro anos. Bom, o Google decidiu que já era hora.

Nesta segunda-feira, 7/11, a empresa liberou uma versão atualizada do Gmail para iOS que inclui uma engine de busca mais rápida, ações ao deslizar o dedo, e Desfazer Envio (Undo Send). Foram quase quatro anos desde que o Gmail para iOS recebeu uma renovação tão cheia de recursos como essa.

Além disso, o Gmail também recebeu um novo visual para parecer menos lotado enquanto você incorpora fotos dos seus contatos. Em termos de funcionalidades e experiência de usuário, o Gmail para iOS parece estar replicando o Inbox, o outro aplicativo de e-mail móvel do Google.

Desfazer envio

O recurso mais esperado da atualização é obviamente a opção de Desfazer Envio (Undo Send), a funcionalidade pioneira de e-mail do Google que te dá alguns segundos antes de reconsiderar se você realmente quis apertar o botão Enviar. Antes disponível apenas no desktop, o recurso já se provou bastante útil para evitar diversos tipos de erros dos usuários, desde erros de digitação até perceber que tinha enviado um e-mail inapropriado para o seu chefe.

No novo Gmail, o Desfazer Envio aparece como uma barra call-to-action na parte inferior da tela logo após você apertar o botão Enviar. Funciona de maneira muito parecida como você pode desfazer ações como apagar ou arquivar uma mensagem. 

Gestos simples

Outro recurso que o Gmail para iOS emprestou do Inbox são as ações por gestos. Agora você pode deslizar o dedo para a esquerda ou direita em qualquer grupo de mensagens para apagar ou arquivá-las, e é possível escolher qualquer opção de remoção você prefere nas suas configurações. No entanto, deslizar para qualquer lado vai realizar a mesma ação (apagar ou arquivar), e você não pode customizá-las individualmente, por exemplo, para arquivar ao deslizar para a esquerda ou apagar ou ao deslizar para a direita.

As ações com gestos tornaram-se uma parte integral do e-mail móvel, por isso é decepcionante ver o Gmail abraçar o recurso de uma maneira tão elementar. Outlook, CloudMagic e até mesmo o Apple Mail já incorporaram ações do tipo mais robustas para você navegar pela sua caixa de entrada de forma mais eficiente.

Busca mais inteligente

Por fim, o Gmail para iOS possui uma ferramenta de busca embutida melhorada. Então agora você terá resultados instantâneos à medida que digita. O app também incorporou sugestões inteligentes com base no seu histórico de buscas do Gmail, tanto no iOS quanto no desktop. Além disso, a busca consegue visualizar erros menores de digitação e oferecer uma sugestão melhor do tipo “você quis dizer?”.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil