Apple acusa Qualcomm de infringir patentes com o Snapdragon

Da Redação
29 de novembro de 2017 às 17h46
Fabricante do iPhone alega que os processadores da Qualcomm infringem, no mínimo, oito patentes relacionadas às baterias

E a batalha judicial entre a Apple e a Qualcomm ganhou um novo capítulo nesta semana. Segundo informações da Reuters, agora a Apple alega que a Qualcomm infringe, no mínimo, oito patentes relacionadas à propriedade intelectual de bateria com os seus processadores Snapdragon 800 e o 820. 

Apesar de não ser os processadores mais recentes lançados pela Qualcomm, eles alimentam uma série de aparelhos premium lançados há cerca de um ano. Tais patentes cobrem tecnologias que ajudam um processador a consumir menos energia da bateria ao mesmo tempo que permite o aparelho desligar e ligar mais rápido. 

Ao preencher uma nova ação contra a Qualcomm, a Apple, na verdade, tenta contra-atacar. Isso porque, em processo anterior, a Qualcomm havia alegado que a Apple estaria violando seis de suas patentes - também relacionadas à bateria. A Apple reinvidica que "começou a buscar essas patentes anos antes da Qualcomm". 

A disputa entre as duas gigantes começou há cerca de um ano e incluem acusações da Apple sobre a cobrança abusiva de royalties pela Qualcomm. Já esta tentou barrar a comercialização de iPhones na China. E ao que parece tais discórdias estão distantes de serem resolvidas. 

Enquanto isso, a empresa de Cupertino tem concentrado esforços para se distanciar da Qualcomm a medida que prioriza os modems desenvolvidos pela Intel. 

Segundo informações do Wall Street Journal, a Apple tem planejado abandonar os componentes da Qualcomm de vez. Fontes próximas ao assunto reportaram que a Apple estaria desenhando iPhones e iPads para 2018 que não precisariam recorrer à propriedade intelectual da Qualcomm. Se a fabricante de processadores perder a Apple como cliente, isso significaria uma perda de 7,5% na receita, de acordo com estimativa reportada pela Bloomberg.

  

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil