Review: novo iPod Touch supera modelo anterior com folga

Macworld / EUA
18/10/2012 - 07h00 - Atualizada em 14/11/2012 - 14h17
Mais alta, quinta geração do tocador ganha tela maior e processador A5 mais rápido que antecessor. Aparelho tem preço inicial de R$1.200 no Brasil.

Notícias Relacionadas

Há um novo iPod Touch no pedaço e, em muitas das maneiras mais importantes, ele é ótimo. Apesar de ser tentador compará-lo com um “iPhone 5 sem telefone” – especialmente por causa de aspectos parecidos como altura, peso, espessura, e conector Lightning – o iPod Touch é um aparelho direcionado para um público diferente. Uma audiência mais jovem que a do iPhone e que deseja um aparelho legal de mídia e games que consiga se posicionar sozinho em vez parecer com um “irmão menor” do iPhone. E, por essa razão, uma comparação com o iPod Touch de quarta geração é mais correta.

Dito isso, realmente não há comparação. O mais novo iPod Touch – disponível em versões de 32GB e 64GB – é muito melhor que seu antecessor.

Vale notar que o novo Touch, que tem preços a partir de 1.200 reais no Brasil, ainda não foi lançado no país. Segundo a Apple, o produto não tem previsão de chegada por aqui.

ipodtouch5g01

Brincando lá fora

Para ajudar a definir o que quisemos dizer com “muito melhor” acima, vamos começar falando pela parte externa do aparelho. Assim como o iPhone 5, o novo Touch é mais alto que o modelo anterior – medindo 12,3 cm de altura contra 11,1 cm da quarta geração do aparelho. Ele também é bastante fino com apenas 0,6cm de espessura. E, assim como o novo iPhone, é surpreendentemente leve quando você o segura na mão pela primeira vez. (Apesar de ser mais alto que o anterior, o novo iPod Touch é quase 30g mais leve.) 

E então temos o conector Lightning (um cabo Lightning para USB está incluído na caixa). Além do tamanho menor, a melhor novidade do formato que substitui o conector de 30 pinos é que possível conectá-lo ao seu gadget em qualquer orientação. Uma mudança bem-vinda.

O novo iPod Touch também tem outra mudança visual importante. Disponível nas cores cinza, prata, rosa, amarelo, azul, e vermelho (pelo site), essa é a primeira linha colorida do iPod Touch. Cada um deles traz a parte frontal branca (com o colorido atrás), com exceção do modelo cinza que oferece a frente em preto com a qual já estávamos acostumados nas versões anteriores. As cores cobrem a parte traseira e se espalham pelas laterais. Com um tom mais pastel, elas dão um tom mais jovem e novo à linha de media players.

Tamanho importa

A altura maior do iPod faz a diferença em diversas maneiras. O espaço extra na tela, assim como o iPhone 5, permite uma fileira adicional de ícones na tela Início, o que pode significar ter de passar por menos telas para encontrar seus apps.

Os apps que foram feitos para tirar vantagem dessa tela maior funcionam da mesma maneira. Com o app Fotos, por exemplo, você pode visualizar seis fileiras de thumbnails em vez de quatro e meia. Abra o app Ajustes e verá 10 entradas em uma única tela em vez de oito.

ipodtouch5g01

Abra o app Vídeos e assista a um filme widescreen neste e no Touch anterior e descobrirá que ao visualizar um filme no modo “não-widescreen”, verá, na verdade, mais imagem no novo Touch – menos material é tirado de cada lado quando as partes de cima e de baixo são expandidas para preencher a tela.

Também é mais confortável tirar fotos com o iPod mais alto, especialmente no modo paisagem (horizontal). Com o antigo, minhas mãos pareciam muito próximas e, invariavelmente, um dedo acabava entrando na frente da lente. Com o novo iPod, esse problema acabou.

ipodtouch5g03

Melhorias de desempenho

A quinta geração do iPod Touch usa o processador dual-core A5 presente no iPhone 4S, lançado em 2011. Já o Touch de quarta geração traz o chip A4, ainda mais antigo e lento (presente no iPhone 4). Apesar de não haver uma diferença perceptível entre o desempenho do novo iPod e do iPhone 4S, há um grande buraco de performance entre esse Touch e seu antecessor, de quarta geração. Por exemplo, inicializar os tocadores do zero levou 21,1 segundos no novo Touch e demorados 32,5 segundos no modelo anterior. 

Além disso, os aplicativos abriram de forma mais rápida no novo iPod do que no antecessor – o GarageBand, por exemplo, carregou de forma nitidamente mais rápida no Touch 5G. O desempenho gráfico nos games também está melhor. E não é simplesmente uma questão de tabelas. É uma diferença que você pode sentir. Em lugares que o iPod anterior engasgaria, o novo modelo avança com tranquilidade.

A tela do novo iPod é notavelmente mais brilhante do que o anterior (em suas configurações mais altas). Coloque-o lado a lado com o Touch de quarta geração, aumente o brilho no máximo em ambos, e a tela do 4G fica parecendo mais azulada e escura em comparação. Ao contrário do anterior, o novo iPod Touch não possui uma chave de brilho automático. Isso não pode ser considerada uma perda, já que normalmente o iPod antigo fica muito ofuscado quando o brilho automático está habilitado.

Fone novo

O Touch 5G vem com os novos fones de ouvido da Apple, chamados EarPods. O que os torna diferentes é a falta de um controle remoto de três botões no fio. E isso é algo ruim. Não é que os fones “velhos” (que possuem esse controle) soem melhores. Mas o Touch é um iPod que realmente pede um controle remoto, uma vez que muitas pessoas costumam carregá-lo na bolsa, mochila ou bolso, com os fones servindo como controle mais fácil para aumentar o volume e mudar de música/álbum. 

E com o assistente pessoal Siri agora fazendo parte do pacote (mas ainda sem suporte para português), os usuários vão falar cada vez mais com seu iPod Touch. 

Em termos de design e som, os novos fones se encaixam realmente melhor no ouvido do usuário, além de trazerem um som bom, mas não excepcional – a Apple diz ter gastado três anos para desenvolver os EarPods.

Sobre as câmeras

O iPod Touch 5G traz duas câmeras melhores em relação ao seu antecessor, e isso é visível. O Touch anterior tinha uma câmera traseira de 0,7 MP capaz de gravar vídeos HD (720p) em 1280x720 pixels e tirar fotos de 960x720 pixels; a câmera frontal trazia 0,3MP em uma resolução de 640x480 pixels. Já o novo iPod Touch traz uma câmera traseira de 5Mp que grava vídeos HD em 1080p e tira fotos em 2592x1936 pixels; enquanto a câmera frontal consegue fotos de 1280x960 pixels e vídeos em 1280x720 pixels.

Mas as melhorias são muito melhores do que apenas a resolução maior. A câmera do novo iPod revela muito mais detalhes, é melhor em ambientes de luz baixa, e sua precisão de cores é um grande passo à frente. A câmera do iPod anterior costumava “encharcar” as imagens com um tom azul e produzir resultados muito granulados em baixa luz. Os tons de pele em locais fechados são mais quentes com o novo iPod, enquanto que no Touch 4G eles costumavam ser mais puxados para o rosa.

O flash não é de grande ajuda em ambientes de luz muito baixa. Pode produzir resultados bons o bastante para envergonhar seus amigos no Facebook, mas de outra maneira (assim como o iPhone) costuma “estourar” os personagens/objetos em um ambiente escuro. É melhor guardar esse recurso para quando quiser destacar com brilho objetos iluminados por trás que estejam em um local razoavelmente iluminado.

O que há de novo e o que está faltando

O único recurso inteiramente novo do iPod Touch é o prendedor de pulso e o acessório para prendê-lo no aparelho.

Aqueles em busca do lendário “iPhone sem um telefone” estão mais perto do que nunca de um iPod Touch que corresponda às capacidades do smartphone da Apple, mas há importantes diferenças entre eles.

Outra coisa que está faltando é um preço de entrada mais baixo, com um modelo de 8GB ou 16GB, excluído nessa nova versão. Com um preço de entrada de 1.200 reais, o novo Touch vê o modelo anterior sair por 799 reais (16GB).

ipodtouch5g04

Resumo

Deixando o preço de lado, esse é um iPod do qual você vai gostar muito, não importando se ele será usado mais para apps, games, ou mídia. Com suas câmeras melhores, performance ágil, tela mais clara, suporte para o Siri, e um visual mais colorido, a quinta geração do iPod Touch é vencedora.

iPod Touch 5G

PRÓ
Muito mais rápido do que o modelo anterior; tela brilhante; desempenho sólido da câmera; suporte ao Siri
CONTRA
Fones inclusos não traziam controles remotos

Fabricante: Apple

Preço: R$1.199 (modelo de entrada com 32GB)

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil

Social Media @Macworld