Review: app do WordPress permite gerenciar blogs pelo iPhone e iPad

Macworld / EUA
30/11/2012 - 07h00 - Atualizada em 14/12/2012 - 19h36
Disponível de forma gratuita na App Store, aplicativo é útil e traz bons recursos para criar e editar posts de forma fácil nos aparelhos iOS.

Notícias Relacionadas

Se você possui um blog WordPress – como milhões de pessoas no mundo – o gerenciamento da plataforma pela web é fácil e simples de ser feito. Mas caso você queira fazer isso em um iPhone ou iPad, usar um navegador para isso pode ser um pouco complicado. Em vez disso, volte-se para o aplicativo WordPress, da Automattic. Um update recente deu a esse aplicativo gratuito uma interface limpa e funcional para acessar seu blog.

O WordPress para iOS funciona com todos os aparelhos iOS – incluindo iPhone, iPad e o mais recente iPhone 5 (com tela maior, de 4 polegadas). Apesar de o aplicativo não fornecer acesso otimizado para todos os recursos do WordPress, ele é suficiente para a maioria dos usos, como gerenciar blogs e comentários, ou escrever e atualizar posts. Ele funciona com blogs hospedados no WordPress.com assim com os blogs auto-hospedados no serviço, desde que você tenha habilitado os serviços XML-RPC (em Settings -> Writing no painel do WordPress). Você pode até mesmo criar um blog WordPress.com no aplicativo, e seguir qualquer blog da plataforma a partir do app.

wordpressios201201.jpg

O aplicativo traz uma barra lateral com links para posts, páginas, comentários, status, e a dashboard (painel) do WordPress; ele também te permite visualizar o site como ele aparece em um navegador. Toque em Posts, por exemplo, para ver uma listagem dos posts do seu blog, então toque em um post para editá-lo, ou no botão de soma (+) para criar um novo post. Se você está familiarizado com o painel do WordPress, vai achar essa interface mobile bastante familiar.

Você digita seu post em um campo de texto, escolhe as tags e categorias nos campos específicos, e faz upload de fotos e/ou vídeos. (É possível até tirar fotos no lugar e adicioná-las aos posts.) Algumas das opções são mais limitadas do que as encontradas na versão para web do serviço. E é bom lembrar que não é possível usar plug-ins para ajudar nas postagens, caso use-os pelo site do Wordpress. No entanto, para a maioria dos blogs esse app será suficiente.

wordpressios201202.jpg

Uma ausência notável: o app do WordPress não suporta campos customizados de texto (custom fields). Se você possui um blog que exige eles, só poderá o campo do corpo (body field). Também não é possível configurar excertos customizados, ou configurar imagens de destaque (featured images).

Quando você digita, o app do WordPress adiciona uma barra acima do teclado com alguns dos botões que você usa para adicionar estilos: isso te permite aplicar negrito ou itálico, configurar bloqueio de citações, criar listas, e adicionar uma tag <!-more->, que divide um post para que apenas o texto acima dela apareça acima dela na página principal do seu blog. Após terminar de criar/editar seu post, é possível visualizar um preview dele ao tocar no botão do olho; isso mostra exatamente como o post vai aparecer em um browser.

No iPad, como esperado, há bastante espaço para fazer tudo isso, mas o iPhone é mais apertado, em parte por causa da barra extra acima do teclado. (O iPhone 5 adiciona um pouco de espaço vertical para facilitar o uso.)

Além desses recursos de edição e postagem, você pode gerenciar comentários, aprovar, apagar, editar, e respondê-los. Você pode visualizar os números do seu blog, caso use o plugin Jetpack, e acessar a dashboard dele. Esse último recurso é simplesmente uma página de navegador, em vez de uma interface otimizada no aplicativo do WordPress; dessa forma, pode ser difícil navegar em uma tela pequena.

Muito provavelmente você não vai querer criar e gerenciar todos os seus posts a partir de um aparelho iOS, o aplicativo do WordPress te permite realizar essas tarefas de maneira relativamente fácil. Naturalmente, esse processo é muito mais eficiente em um iPad do que em um iPhone, mas é perfeitamente possível com o smartphone. Apesar de existirem algumas coisas que você não pode fazer com esse app – como imagens relacionadas e campos customizados – ainda é possível acessar esses recursos a partir da visualização da dashboard baseada no navegador. 

Resumindo: o aplicativo iOS do WordPress é uma ferramenta útil e gratuita para quem possui blogs com a plataforma.

WordPress

PRÓ
Possui bons recursos para editar e gerenciar posts de forma fácil; útil para a maioria dos blogs
CONTRA
Ausência de alguns recursos

Fabricante: Automattic

Preço: Gratuito

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil

Social Media @Macworld