Adivinhe quem faz o melhor teclado para smartphones?

Armando Rodriguez, TechHive
01/07/2013 - 14h17 - Atualizada em 01/07/2013 - 14h20
Testamos os teclados do iOS, Windows Phone e Android, além de alternativas como o Swype e SwiftKey, para saber qual o mais rápido e o mais preciso.

Você pode achar que tem dedos ágeis, mas o teclado de seu smartphone desempenha um papel importantíssimo na velocidade com que você pode enviar uma mensagem para um amigo. Cada sistema operacional no mercado tem um teclado virtual diferente, e o Android até permite que você troque o teclado padrão por uma alternativa de terceiros. Nossa equipe sempre discutiu qual teclado era o melhor, e eu acabei sendo o escolhido para resolver a questão e elaborar testes para determinar um vencedor.

Desenvolvemos testes para medir a velocidade e precisão digitação em cada um dos principais sistemas operacionais para smartphones: Android, iOS e Windows Phone 8. Adicionamos também dois teclados alternativos para Android que são bastante populares, o Swype e o Swiftkey, para saber se eles tem algum impacto no desempenho do usuário.

O teste foi dividido em duas partes. Na primeira nossas “cobaias” usaram cada um dos teclados/sistemas para digitar o máximo possível de uma mensagem pré-definida dentro de um limite de 60 segundos. No segundo teste pedimos aos participantes para digitar uma descrição de seus pratos e passatempos favoritos, para simular uma situação do mundo real.

13 pessoas participaram do teste, os resultados foram coletados e processados e um resumo do que descobrimos aparece nos gráficos abaixo. Cada teclado fo classificado de acordo com a velocidade média de digitação dos participantes (em palavras por minuto) e quantos erros eles cometeram usando um teclado em particular.

Velocidade

testeteclados_mediapalavras-360px.jpg

Se você dá mais importância à velocidade de digitação, o teclado do iOS será o favorito. Com uma velocidade média de 36.5 palavras por minuto, ele superou por pouco o Android e Windows Phone. Mas foi um páreo duro, com uma diferença de apenas 5.2 palavras por minuto entre o iOS na primeira posição e o Windows Phone 8 na última. Não é o suficiente para declarar o iOS como “o teclado virtual mais rápido de todos os tempos”.

Precisão

testeteclados_mediaerros-360px.jpg

Mas a velocidade é apenas um dos fatores que tem que ser levados em conta em uma avaliação. Um bom teclado virtual também precisa ser capaz de detectar e corrigir erros, para evitar que você pareça estar bêbado enquanto digita. Cada um dos teclados que testamos lidou com erros de uma forma diferente, embora o teclado padrão do Android tenha se mostrado o pior nessa tarefa.

O teclado do Windows Phone 8 se saiu um pouco melhor do que o do Android nessa parte do teste, mas foi superado pelo Swype e pelo Swiftkey. E por mais que as pessoas gostem de reclamar da correção automática “agressiva” no iOS, ela ajudou a reduzir o número de erros cometidos por nossos participantes.

O vencedor? A Apple!

No geral o iOS é a melhor opção para quem quer digitar rapidamente sem soar como um tapado. Os teclados do Windows Phone e Android são mais lentos e oferecem um sistema de correção automática menos eficaz, mas é provável que você rapidamente aprenda a lidar com o comportamento de cada com o passar do tempo. Da mesma forma, o Swype e o Swiftkey se beneficiam do uso frequente, já que seus avançados sistemas de predição conseguem completar frases inteiras de acordo com o que você já digitou anteriormente.

No geral, recomendamos que você use o teclado ou sistema operacional que mais lhe agrada. Mas nunca desafie um dono de um iPhone para uma competição de digitação.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil