Checkmark 2 mostra lembretes na hora e local exatos

Dan Moren, Macworld EUA
20 de março de 2014 às 07h00
App permite criar lembretes que serão exibidos de acordo com sua localização, organizar locais em grupos e combinar locais e datas

Às vezes parece que 90% de nossas vidas podem ser reduzidas a listas, talvez graças à facilidade para criar tais listas em nossos smartphones. E embora eu aprecie o app Lembretes da Apple, quando quero algo mais poderoso eu uso o Checkmark 2 (US$ 3), um app para iPhone da Snowman.

Há uma enorme quantidade de apps para criar listas por aí, mas o que torna o Checkmark 2 diferentes é não só seu poderoso conjunto de ferramentas - especialmente ao lidar com lembretes baseados em localização - mas também sua interface elegante e simples. O app foi recentemente redesenhado para o iOS 7, e também ganhou um punhado de novos recursos.

Talvez a parte mais legal do Checkmark 2 é a capacidade de criar grupos de locais. Digamos que você queira ser lembrado de comprar leite se passar perto do supermercado, mas há vários supermercados perto dos quais você passa todo dia. Sem problemas: cadastre as lojas em um grupo, e o Checkmark irá alertá-lo sempre que você passar perto de qualquer uma delas.

Checkmark_Grupos-400px
É possível associar um lembrete a um grupo de locais

Claro que o app não pode detectar automaticamente um supermercado: você terá de cadastrar manualmente cada loja, o que pode consumir um pouquinho de tempo (especialmente considerando que o Checkmark usa o Apple Maps, que mesmo depois de um ano e meio ainda não é tão preciso quanto as alternativas). Cadastrar cada mercadinho e padaria de sua região no app é exagero, mas não é um grande problema adicionar apenas as lojas que você visita com maior frequência.

Também gosto da capacidade do Checkmark de criar lembretes associados a locais mais ao mesmo tempo baseados em períodos de tempo. Por exemplo, posso pedir para ser lembrado de alguma coisa 15 minutos depois de chegar em casa, de forma que não seja lembrado logo que passar pela porta e acabe esquecendo o que era antes de pendurar as chaves.

Se você não se importa com lembretes associados a locais, o Checkmark ainda pode ser útil ao tornar muito fácil criar lembretes baseados em períodos de tempo, inclundo lembretes recorrentes. E você pode não só definir lembretes recorrentes para intervalos comuns como diariamente, semanalmente ou mensalmente, mas também eventos recorrentes que só aconteçam nos dias que você especificar.

Mas o meu recurso favorito entre os lembretes baseados em tempo é a capacidade de reagendá-los rapidamente. Deslize o dedo da direita para a esquerda sobre qualquer lembrete baseado em tempo e o botão Reschedule (reagendar) aparece. Toque nele e você verá um menu com períodos de tempo comuns como 10 minutos, uma hora ou um dia. Para alguém como eu que cronicamente posterga tarefas, esta é uma ótima opção.

O Checkmark 2 também adiciona um novo tipo de lembrete: listas. Você pode criar múltiplas lístas, cada uma delas com suas próprias seções. Por exemplo, se parte de sua lista de comprar são ingredientes para um jantar específico, você pode agrupar estes itens. É fácil rearranjar itens dentro das listas arrastando-os para a ordem preferida, mas seria legal se essas seções pudessem ser “encolhidas” para economizar espaço. E gostaria de uma opção para atrelar listas a um local ou data específicos.

Checkmark_Listas-400px
É possível criar listas, e seções dentro de cada lista

O Checkmark 2 é um app específico para o iPhone. Ele até roda no iPad, mas apenas em modo de compatibilidade. E embora haja uma opção de sincronia de dados via iCloud (que serve principalmente como um backup) a falta de um cliente para Mac ou Web significa que você só conseguirá editar suas listas em seu iPhone. 

Se você procura um pouco mais de poder e flexibilidade na hora de criar lembretes e especialmente se está instatisfeito com os lembretes baseados em localização no app da Apple, vale a pena dar uma olhada no Checkmark 2.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil