Sky Guide para o iOS é um convite para observar as estrelas

Serenity Caldwell
09 de abril de 2014 às 07h00
App da Fifth Star Labs é a ferramenta perfeita para ajudá-lo a encontrar as estrelas, satélites, planetas e constelações sobre sua cabeça.

Cresci em Los Angeles, uma cidade mais conhecida pela névoa púrpura no céu noturno do que pela observação das estrelas. Mas todo verão minha família pegava a estrada subindo as montanhas ao norte de Lake Tahoe para passar algumas semanas em nossa cabana. Longe da poluição luminosa e atmosférica da cidade grande, foi lá que aprendi a amar as estrelas.

Anos mais tarde, me esqueci de muito o que meu pai me ensinou sobre constelações e o nascer da lua, mas ainda gosto de observar as estrelas. E o Sky Guide, um app de US$ 2 da Fifth Star Labs, é o substituto perfeito para minha falta de experiência: é um app muito bem feito que lhe ajuda a encontrar as estrelas, satélites, planetas e constelações sobre sua cabeça.

No modo mais básico, o Sky Guide usa a bússola e outros sensores de seu aparelho para orientar as estrelas na sua tela de acordo com as estrelas que estão no céu. Você pode desativar a bússola para passear pela belísima representação em 360 graus e alta-definição do céu ao seu redor, incluindo uma “espiadinha” abaixo da linha do horizonte para ver estrelas que ainda não estão visíveis em sua área.

Por padrão o Sky Guide representa o cosmos em toda sua densidade, com nebulosas e agrupamentos estelares totalmente visíveis. Você pode diminuir o brilho destes objetos deslizando dois dedos para baixo sobre a tela, para que o app represente mais adequadamente o céu em sua região. Também é possível usar o gesto de pinça para ver objetos mais claramente e tocar em uma estrela, satélite, aglomerado ou planeta para saber mais sobre ele.

sky-guide-find-star-100250151-medium
Use a busca para encontrar suas estrelas favoritas

Mas você não precisa saber onde estão suas constelações favoritas para encontrá-las no céu. A ferramenta de buscas do Sky Guide permite que você digite o nome do que está procurando e usa uma seta branca na tela paa guiá-lo até a localização correta. O campo de buscas também inclui uma lista de constelações que estarão se pondo ou nascendo em breve, além de indicar quais constelações não estão visíveis no hemisfério norte ou no hemisfério sul.

Mas a minha parte favorita do Sky Guide são os dados históricos. De acordo com sua localização (obtida automática ou manualmente) o app oferece cartas celestes aproximadas para qualquer data na história. O calendário vai até o ano 1 DC, mas há eventos mais recentes que você pode acompanhar (como o caminho dos cometas Hale-Bopp e ISON). As imagens não são só uma viagem divertida pelo espaço e o tempo, mas em alta velocidade o “timelapse” realmente permite ver a rotação dos céus em toda sua glória.

sky-guide-speed-100250153-medium
"Viaje" para a frente e para trás no tempo e observe a dança das estrelas

O app me impressionou tanto que às vezes eu o uso mesmo quando não estou ao ar livre. Ele é uma companhia particularmente boa em um iPad em uma noite nublada, quando você quer se lembrar de que há corpos celestes flutuando lá em cima.

Resumindo, se você tem qualquer interesse em planetas, estrelas ou satélites, vai querer este app. É informativo sem ser complexo, e belo sem sacrificar o conteúdo. E nos deixa um pouquinho mais próximos do céu.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil