Kit macro da Olloclip para iPhone permite fotografar um mundo invisível

Serenity Caldwell, Macworld EUA
13/05/2014 - 07h00 - Atualizada em 13/05/2014 - 08h38
Excelente ferramenta para os fotógrafos que querem expandir seus temas, o “3-in-1 iPhone Macro Lens” para o iPhone 5 e 5S permite fotografar mesmo os menores detalhes com excelente nitidez.

O iPhone 5s tem um excelente conjunto de ferramentas de hardware e software que o tornam uma ótima ferramenta para a fotografia, mas há um limite no que é possível fazer com uma lente fixa e zoom óptico. A linha de acessórios para fotografia da Olloclip faz muito para resolver este problema, permitindo brincar com zoom, foco e distorção da imagem. E embora eu tenha me divertido com o kit 4-em-1 da empresa (com uma lente grande-angular, uma olho de peixe e duas macro) no passado, minha obsessão atual é a nova “3-in-1 iPhone Macro Lens” (Lente Macro 3-em-1 para o iPhone) com fatores de ampliação de 7, 14 ou 21 vezes.

OlloClip_Macro_Elementos-580px
O kit macro "3 em 1" da Olloclip

O kit tem o mesmo formato que a famosa lente 4-em-1 e se encaixa no canto superior direito do iPhone, sobre a lente da câmera. Ele vem com dois acessórios (focusing hoods) que quando conectados à lente garantem a distância certa entre ela e o objeto fotografado para que sua foto em macro saia com foco perfeito. Feitos de plástico leitoso, eles também atuam como difusores, suavizando a luz ambiente sobre o objeto.

Na prática estes acessórios são excelentes para fotografar coisas planas, como os detalhes de um selo ou um pequeno objeto sobre uma mesa, mas não são tão bons assim para objetos irregulares. Depois de alguns testes, acabei removendo-os para fotografar “à mão livre”. É muito menos estável, mas consegui manter as imagens em foco combinando o modo de disparo contínuo (Burst) do iPhone 5s com o truque que permite usar o botão de volume como disparador.

Não importa o método, as imagens produzidas pelo kit foram incríveis. Eu não havia realmente explorado a fotografia em macro antes de experimentar o kit, mas agora acho que vou mergulhar fundo: você descobre todo um novo mundo quando começa a fotografar em macro, e as lentes 3-em-1 do kit são uma forma fácil de explorar toda uma gama de possibilidades. Usei com mais frequência a lente com ampliação de 21x, já que ela é a que deixa mais próximas as coisas que de outra forma não podemos perceber, mas lentes de 7x e 14x são ótimas para ter uma “visão geral” da cena. 

OlloClip_Macro_Sal-580px
Brincando com sal. Da esquerda para a direita, fotos com ampliação de 7x, 14x e 21x

O fato de que o iPhone parece ter sido feito para fotografar em macro ajuda. O aparelho é pequeno o bastante para que possa ser manobrado em locais apertados e situações onde uma DSLR seria desengonçada. E embora o sensor de um iPhone (ainda) não possa fazer frente ao de uma câmera profissional, com luz o bastante ele faz fotos em macro espetaculares.

Se você é um entusiasta da fotografia com dispositivos móveis, esta é uma excelente ferramenta para seu kit. E é pequena o suficiente para que você possa carregá-la no bolso de uma jaqueta ou bolsa e plugá-la ao iPhone sempre que precisar. Como ela exige um encaixe preciso, significa que você terá de remover seu iPhone de qualquer “capinha” que esteja usando no momento. Se você não quiser passar por esse incômodo, a Olloclip vende uma capinha especial, compatível com todas as suas lentes e que tem até mesmo um encaixe para tripé.

O “3-in-1 iPhone Macro Lens” custa US$ 69,99 em www.olloclip.com, e está disponível em versões para o iPhone 5 e 5s.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil