Review: Shazam para Mac é app recomendado para amantes de música

Christopher Breen * - Macworld
04/08/2014 - 06h02 - Atualizada em 04/08/2014 - 06h03
O aplicativo Shazam, que reconhece e identifica músicas tocando no ambiente, ganhou sua versão para desktop e usa o microfone do computador como ouvido

Como você já deve ter ouvido falar, a tecnologia de reconhecimento de música do app Shazam será incorporada no Siri do iOS 8. A capacidade de identificar automaticamente uma música que está tocando no ambiente e eventualmente comprá-la pela iTunes Store é um recurso poderoso para um dispositivo móvel. Mas e para os usuários que estão trabalhando nos seus Macs?

A resposta apareceu esta semana na forma do lançamento da versão gratuita do app Shazam para Mac. Disponível na Mac App Store, basta fazer o download, instalar e o Shazam usa como ouvido o microfone embutido do seu Mac ou um microfone plugado na entrada de microfone do seu computador (microfones USB não são suportados).

Mas por que você instalaria uma cópia do Shazam no seu computador se usar um dispositivo móvel faz mais sentido? O cenário de um café público é um exemplo óbvio. Enquanto você está consumindo sua dose de cafeína e conferindo os emails ou trabalhando no seu notebook, o Shazam vai criar uma lista com as músicas tocando no ambiente.

shazam for mac menuMas ele também é útil em casa. Eu, por exemplo, deixei meu notebook aberto enquanto estava assistindo The Amazing Spiderman. Quando Emma Stone aparece pela primeira vez na tela, o Shazam me avisou que a cena tinha como música de fundo “No Way Down”, do The Shins.

Passei alguns dias usando o aplicativo e aqui vão minhas impressões:

O Shazam torna-se visível aparecendo na barra de menu do Mac após a instalação e começa a escutar o ambiente imediatamente. Você pode clicar no ícone e desligar o modo automático de escuta se quiser. Se deixar ligado, o próprio aplicativo entra em hibernação se não ouvir nada por quatro horas.

Quando ouve uma música que pode identificar, uma notificação aparece mostrando o nome da música e o artista. Depois de alguns segundos a notificação desaparece e a música é incluída não só no Notification Center mas também no menu do Shazam. Lá ela passa a ser representada pela capa do álbum, título, artista e um link para comprar a música na iTunes Store. O recurso é útil quando você quer rever as músicas que foram identificadas no ambiente enquanto estava fazendo outras coisas.

Se clicar numa música da notificação ou no menu do Shazam seu browser de web vai abrir uma janela e levar você para o site do Shazam com mais informações sobre a música. Os dados incluem o álbum do qual ela faz parte e todas as suas faixas, vídeos relacionados, faixas recomendadas baseadas nas compras de outras pessoas que compraram essa música e a lista de Top 100 dos EUA.

shazam site 620

É possível comprar a música a partir dessa página ou compartilhar a página via Twitter, Facebook ou Google+. Se mais tarde não conseguir se lembrar como era a música, pode clicar no botão Preview This Track para ouvir um trecho.

Desempenho

Nos meu review breve, Shazam teve um desempenho bem razoável. Ele se desentendeu com algumas músicas que tocaram via Beats Music (a faixa instrumental “Synchronisms No. 10”, de David Starobin e a faixa “Siberian Khatru”, do Yes, por exemplo) e errou a identificação de "Prairie Rose" do Roxy Music confundindo-a com “If It Takes All Night”.

Também encontrei casos em que as músicas foram identificadas mas não havia letras disponíveis. No entanto, para músicas razoavelmente bem conhecidas, ele conseguia reconhecer a trilha em segundos e associar letras se estivessem disponíveis no site.

Shazam for Mac é gratuito (porque a empresa que o criou ganha dinheiro com a venda das músicas e não com sua identificação). O app não atrapalha em nada e é excelente quando você e seu Mac estiverem cercados por música ambiente. Por isso não vejo motivo para que você deixe de instalar uma cópia.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Mais reviews

iPhone 5

iPhone 5

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 6.0

Melhora o que já era bom, com tela maior, chip mais rápido e design menor.

Mudança para o Lightning é desagradável no início; novo chip nano SIM também obriga nova compra ou adaptação; falta de suporte 4G no Brasil (por enquanto)

iPad Mini

iPad Mini

  • Nota da Macworld
  • Nota do Leitor
  • 3.9

Maior parte da experiência do iPad em pacote mais leve e fino; suporte nativo para todos os apps do iPad; ótimo desempenho, construção e design

Não possui tela Retina; alguns sites e apps parecem "apertados" na tela menor; teclado em modo paisagem é muito pequeno para uma digitação fácil